Avaliação da Qualidade de Software Através de Técnicas da Mineração de Dados

  • Simone Vasconcelos Silva CEFET Campos

Resumo


Este trabalho aborda a avaliação da qualidade de software baseada na satisfação dos usuários através da utilização da mineração de dados. A melhoria da qualidade do software é proposta de acordo com os conhecimentos úteis extraídos de diversas bases através da mineração de dados. O presente trabalho utiliza os conceitos das duas áreas abordadas, qualidade de software e mineração de dados, além de propor uma metodologia de avaliação da qualidade de produtos de software, sendo esta validada através de um estudo de caso.
Palavras-chave: Avaliação da Qualidade, Qualidade de Software, Mineração de Dados

Referências

Aurélio, M.; Vellasco, M.; Henrique L.C. (1999) “Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados”. Notas de aula, Engenharia Elétrica, PUC-RIO. Rio de Janeiro.

Coutinho, F. (2003) “Data Mining”. Disponível em www.dwbrasil.com.br/dmining.

Fayyad, U. M.; Uthurusamy, R. (2002) “Evolving Data Mining into Solutions for Insights”, Comminications of the ACM: vol.45, No 8, p. 28-31.

Fayyad, U. M.; Piatestky-Shapiro, G.; Smith P.; Uthurusamy, R. (1996) “Advances in Knowledge Discovery and Data Mining”. AAIPress, The Mit Press.

ISO/IEC 9126-1 (1999) “Information Technology, Software Product Quality, part 1: quality model”.

Pampa N. R. (2003) “Técnicas e Ferramentas automáticas e inteligentes para a extração de conhecimento em bases de dados”. Dissertação de tese de mestrado. DSIF, FEEC, UNICAMP.

Pampa N. R.; Aguayo M. T. (2003) “Aplicação de Data Mining a Dados de Avaliação da Qualidade de Produtos de Software.” Ministério da Ciência e Tecnologia. Centro de Pesquisas Renato Archer. São Paulo.

Pressman, R. (2001) “Software Engineering - A practitioner's Approach”. 5a edição, McGraw-Hill.

Rocha, A., Maldonato, J., Weber, K. (2001) “Qualidade de Software – Teoria e Prática”. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall.

Silva, S. (2003) “Qualidade de Software – Uma Abordagem Baseada na Satisfação do Usuário”. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Campos-RJ, UENF, 172p.
Publicado
02/06/2008
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Simone Vasconcelos. Avaliação da Qualidade de Software Através de Técnicas da Mineração de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 7. , 2008, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 61-73. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2008.15535.