Uma Metodologia de Ensino das Técnicas de Qualidade, Confiabilidade e Segurança (Safety) de Software Aplicadas num Protótipo de Sistema de Software de Computador Embarcado de Tempo Real no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
Resumo
Este artigo descreve a aplicação da metodologia de Aprendizado Orientado a Problemas (Problem Based Learning - PBL) para o ensino de conceitos e técnicas sobre qualidade, confiabilidade e segurança (safety) de software, ministrados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no 2º semestre de 2006. Ele inclui uma breve descrição de um estudo de caso baseado num projeto em andamento no ITA. O estudo de caso foi adotado em diferentes disciplinas para o desenvolvimento de um sistema de software embarcado de tempo real, utilizando ferramentas de um ambiente integrado de engenharia de software ajudada por computador para medições de qualidade.
Referências
Cunha, A. M. (2006b) “Real Time Embedded Systems (CE-235)” Lecture Notes, Brazilian Aeronautical Institute of Technology (ITA), www.comp.ita.br/cunha.
Dos Santos, W. A., Cunha, A. M. (2005) “An MDA Approach for a Multi-Layered Satellite On-Board Software Architecture”, Proceedings of Fifth Working IEEE/IFIP Conference on Software Architecture (WICSA 5), Pittsburgh, USA, November.
IBM Software (2007)- Rational Suite - Product Overview – available in http://www.ibm.com/software/awdtools/suite/, March.
Jones, B. F., Rasmussen, C. M. (1997) “Moffitt, M. C. Real-life problem solving: A collaborative approach to interdisciplinary learning”, Washington, DC: American Psychological Association.
Kruchten, K. C. (2000) “The Rational Unified Process – An Introduction”, 2nd ed., New York, NY: Addison-Wesley.
Silva, C. M. B., Cunha, A. M. (2006) “Programa Estimativa – Versão 1.0”, São José dos Campos, SP: Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Thomas, J. W., Mergendoller, J. R., and Michaelson, A. (1999) “Project-based learning: A handbook for middle and high school teachers”, Novato, CA: The Buck Institute for Education.
Boud, D; Feletti, G. (1991) "The challenge of problem based learning", Kogan Page, 2nd Edition.
MedSobral (2006) “Problem Based Learning” http://www.medsobral.ufc.br/pbl/pbl.htm visualizado em 25/05/2007.