Uma Metodologia de Ensino das Técnicas de Qualidade, Confiabilidade e Segurança (Safety) de Software Aplicadas num Protótipo de Sistema de Software de Computador Embarcado de Tempo Real no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

  • Francisco S. Marcondes ITA
  • Adilson M. Cunha ITA
  • Luiz Alberto V. Dias ITA

Resumo


Este artigo descreve a aplicação da metodologia de Aprendizado Orientado a Problemas (Problem Based Learning - PBL) para o ensino de conceitos e técnicas sobre qualidade, confiabilidade e segurança (safety) de software, ministrados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no 2º semestre de 2006. Ele inclui uma breve descrição de um estudo de caso baseado num projeto em andamento no ITA. O estudo de caso foi adotado em diferentes disciplinas para o desenvolvimento de um sistema de software embarcado de tempo real, utilizando ferramentas de um ambiente integrado de engenharia de software ajudada por computador para medições de qualidade.

Palavras-chave: Técnicas de Qualidade, Metodologia de Ensino, Protótipo Embarcado, ITA

Referências

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Publicado
01/06/2007
MARCONDES, Francisco S.; CUNHA, Adilson M.; DIAS, Luiz Alberto V.. Uma Metodologia de Ensino das Técnicas de Qualidade, Confiabilidade e Segurança (Safety) de Software Aplicadas num Protótipo de Sistema de Software de Computador Embarcado de Tempo Real no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 6. , 2007, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007 . p. 405-412. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2007.15593.