Uma Abordagem de Garantia de Qualidade de Processos e Produtos de Software com Apoio de Gerência de Conhecimento na Estação TABA
Resumo
A definição de processos de software com base em modelos de referência nacionais ou internacionais é importante, mas não suficiente para garantir a qualidade dos produtos de software. A garantia da execução adequada desses processos é fundamental para aumentar a eficiência e eficácia dos processos e, conseqüentemente, aumentar a qualidade dos produtos de software. Este trabalho apresenta uma abordagem de garantia de qualidade de processos e produtos de software com apoio de Gerência de Conhecimento na Estação TABA, um ambiente de desenvolvimento de software orientado a organização.
Palavras-chave:
Processos e Produtos de Software, Gerência de Conhecimento, Estação TABA
Referências
Basili, V., Lindvall, M., e Costa, P (2001) “Implementing the Experience Factory concepts as a set of Experiences Bases”, In: Proc. of the Int. Conf. on Software Engineering and Knowledge Engineering, Buenos Aires, Argentina, Jun, p. 102-109
Birk, A. e Tautz, C. (1998) “Knowledge Management of Software Engineering Lessons Learned”, IESE-Report 002.98/E, Jan.
Chrissis, M. B., Konrad, M, e Shrum, S. (2003) “CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement”. Addison-Wesley
Decker, B., Althoff, K.-D, Nick, M., e Tautz, C. (2001) “Integrating Business Process Descriptions and Lessons Learned with an Experience Factory”, In: Professionelles Wissensmanagement - Erfahrungen und Visionen (Beiträge der 1. Konferenz für Professionelles Wissensmanagement), eds. Hans-Peter Schnurr, Steffen Staab, Rudi Studer, Gerd Stumme, York Sure. Baden-Baden, Germ. Shaker Verlag, Aachen, Mar
Farias, L., Travassos, G. H., Rocha, A. R. C.: Knowledge Management of Software Risks, In: Journal of Universal Computer Science, Vol. 9, No 7 (2003), 670- 681
Figueiredo, S, M., Santos, G., e Rocha, A, R, C., (2004), "Gerência de Configuração em Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados à Organização”, In: III Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Brasília-DF.
Holz H., Könnecker A., e Maurer F. (2001) “Task-Specific Knowledge Management in a Process-Centered SEE”, K.-D Althoff, R.L. Feldmann, and W. Müller (Eds): LSO, LNCS 2176, p. 163-177
Houdek, F. e Bunse, C. (1999) “Transferring Experience: A Practical Approach and its Application on Software Inspections”, In: Proc. of SEKE Workshop on Learning Software Organizations, Kaiserslautern, Germany, Jun, p. 59-68
Landes, D., Schneider, K. e Houdek, F. (1999) “Organizational Learning and Experience Documentation in Industrial Software Projects”, In: Int. J. on Human-Computer Studies, Vol. 51, p. 646-661
Lindvall, M., Frey, M., Costa, P. e Tesoriero, R. (2001) “Lessons Learned about Structuring and Describing Experience for Three Experience Bases”, K.-D Althoff, R.L. Feldmann, and W. Müller (Eds): LSO, LNCS 2176, p. 106-118
Maurer, F. e Holz, H. (1999) “Process-centered Knowledge Organization for Software Engineering”, In: Papers of the AAAI-99 Workshop on Exploring Synergies of Knowledge Management and Case-Based Reasoning, Orlando, FL, Jul: AAAI Press
Montoni, M., Miranda, R., Rocha, A. R. e Travassos, G. H. (2004) “Knowledge Acquisition and Communities of Practice: an Approach to Convert Individual Knowledge into Multi-Organizational Knowledge”, In: Lecture Notes in Computer Science (LNCS), ISBN 3-540-22192-1, 6th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2004), Banff, Canada, Jun., p. 110-121
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral (v. 1.0) (2005)
Ruhe, G. (1999) “Experience Factory-based Professional Education and Training”, In: Proc. of the 12th Conf. on Software Eng. Education and Training, Mar., USA
Santos, G., Villela, K., Schnaider, L., Rocha, A. R., Travassos, G. H.: Building Ontology Based Tools for a Software Development Environment, In: Lecture Notes in Computer Science (LNCS), ISBN 3-540- 22192-1, 6th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2004), Banff, Canada, Jun.(2004) 19-30
Villela, K., Santos, G., Montoni, M., Berger, P., Figueiredo, S, M., Mafra, S, N., Rocha, A, R, C., Travassos, G, H. (2004) “Definição de Processos em Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados a Organização”, III Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Brasília-DF.
Weber, R., Aha, D. W. e Becerra-Fernandez, I. (2001) “Intelligent Lessons Learned Systems”, In: Int. Jour. of Expert Systems Research and Applications 20, No. 1 Jan
Birk, A. e Tautz, C. (1998) “Knowledge Management of Software Engineering Lessons Learned”, IESE-Report 002.98/E, Jan.
Chrissis, M. B., Konrad, M, e Shrum, S. (2003) “CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement”. Addison-Wesley
Decker, B., Althoff, K.-D, Nick, M., e Tautz, C. (2001) “Integrating Business Process Descriptions and Lessons Learned with an Experience Factory”, In: Professionelles Wissensmanagement - Erfahrungen und Visionen (Beiträge der 1. Konferenz für Professionelles Wissensmanagement), eds. Hans-Peter Schnurr, Steffen Staab, Rudi Studer, Gerd Stumme, York Sure. Baden-Baden, Germ. Shaker Verlag, Aachen, Mar
Farias, L., Travassos, G. H., Rocha, A. R. C.: Knowledge Management of Software Risks, In: Journal of Universal Computer Science, Vol. 9, No 7 (2003), 670- 681
Figueiredo, S, M., Santos, G., e Rocha, A, R, C., (2004), "Gerência de Configuração em Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados à Organização”, In: III Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Brasília-DF.
Holz H., Könnecker A., e Maurer F. (2001) “Task-Specific Knowledge Management in a Process-Centered SEE”, K.-D Althoff, R.L. Feldmann, and W. Müller (Eds): LSO, LNCS 2176, p. 163-177
Houdek, F. e Bunse, C. (1999) “Transferring Experience: A Practical Approach and its Application on Software Inspections”, In: Proc. of SEKE Workshop on Learning Software Organizations, Kaiserslautern, Germany, Jun, p. 59-68
Landes, D., Schneider, K. e Houdek, F. (1999) “Organizational Learning and Experience Documentation in Industrial Software Projects”, In: Int. J. on Human-Computer Studies, Vol. 51, p. 646-661
Lindvall, M., Frey, M., Costa, P. e Tesoriero, R. (2001) “Lessons Learned about Structuring and Describing Experience for Three Experience Bases”, K.-D Althoff, R.L. Feldmann, and W. Müller (Eds): LSO, LNCS 2176, p. 106-118
Maurer, F. e Holz, H. (1999) “Process-centered Knowledge Organization for Software Engineering”, In: Papers of the AAAI-99 Workshop on Exploring Synergies of Knowledge Management and Case-Based Reasoning, Orlando, FL, Jul: AAAI Press
Montoni, M., Miranda, R., Rocha, A. R. e Travassos, G. H. (2004) “Knowledge Acquisition and Communities of Practice: an Approach to Convert Individual Knowledge into Multi-Organizational Knowledge”, In: Lecture Notes in Computer Science (LNCS), ISBN 3-540-22192-1, 6th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2004), Banff, Canada, Jun., p. 110-121
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral (v. 1.0) (2005)
Ruhe, G. (1999) “Experience Factory-based Professional Education and Training”, In: Proc. of the 12th Conf. on Software Eng. Education and Training, Mar., USA
Santos, G., Villela, K., Schnaider, L., Rocha, A. R., Travassos, G. H.: Building Ontology Based Tools for a Software Development Environment, In: Lecture Notes in Computer Science (LNCS), ISBN 3-540- 22192-1, 6th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2004), Banff, Canada, Jun.(2004) 19-30
Villela, K., Santos, G., Montoni, M., Berger, P., Figueiredo, S, M., Mafra, S, N., Rocha, A, R, C., Travassos, G, H. (2004) “Definição de Processos em Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados a Organização”, III Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Brasília-DF.
Weber, R., Aha, D. W. e Becerra-Fernandez, I. (2001) “Intelligent Lessons Learned Systems”, In: Int. Jour. of Expert Systems Research and Applications 20, No. 1 Jan
Publicado
29/05/2006
Como Citar
MONTONI, Mariano et al.
Uma Abordagem de Garantia de Qualidade de Processos e Produtos de Software com Apoio de Gerência de Conhecimento na Estação TABA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 5. , 2006, Vila Velha.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2006
.
p. 87-99.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2006.15602.