Verificação e Validação na terceirização de software embarcado em aplicações espaciais

  • Maria de Fátima Mattiello-Francisco INPE
  • Valdivino Alexandre de Santiago Jr INPE
  • Ana Maria Ambrosio INPE
  • Ricardo Costa DBA Engenharia de Sistemas
  • Leise Jogaib DBA Engenharia de Sistemas

Resumo


O presente artigo relata as experiências adquiridas pelo INPE e a DBA com a aplicação das normas ECSS no processo de verificação e validação do software embarcado em cargas úteis de satélites científicos. O software piloto SWPCD, objeto da terceirização da Fábrica de Software da DBA pelo INPE, encontra-se em fase de desenvolvimento no escopo do projeto Qualidade do Software Embarcado em Aplicações Espaciais (QSEE), que tem como um dos objetivos avaliar a aderência dos processos de uma Fábrica de Software nacional, nível 3 CMMI, às especificidades requeridas pelo cliente INPE no desenvolvimento do software embarcado. Explora-se a abordagem de Verificação e Validação Independente de Software como parte do processo de aceitação do produto de software terceirizado pelo cliente. Contribuições do projeto para a melhoria do processo de testes da DBA também são discutidas.
Palavras-chave: Verificação e Validação, terceirização de software, aplicações espaciais

Referências

ECSS-M-30A Space Project Management – Project Phasing and Planning, April 1996.

Mattiello-Francisco, M.F.; Arias R, Hirata, C.M, Sakugawa, B.M, Yano, S.V. A comparative study between PMBoK/DoD and ECSS/management process for software acquisition. DASIA2005, May 2005. Edinburg, Scotland.

ECSS-E-40 Part 1B Space Engineering – Software – part 1: Principles and requirements, November 2003.

ISO/IEC 12207 Information Technology - Software Lifecycle Processes.

MIRAX – Monitor e Imageador de Raios X. Ciências Espacias e Atmosféricas, INPE. Em: http://www.cea.inpe.br/cea/satelites/mirax/miraxproject.htm . Acesso em: 10 março 2006.

QSEE - Qualidade do Software Embarcado e aplicações espaciais, financiado pela FINEP, Em: http://www.cea.inpe.br/~qsee . Acesso em: 20 março 2006.

ECSS-Q-80B Space Product Assurance: Software Product Assurance, October/2003.

Sorey, N. (1996), Safety-Critical Computer Systems, Addison Wesley, 1st edition.
Publicado
29/05/2006
Como Citar

Selecione um Formato
MATTIELLO-FRANCISCO, Maria de Fátima; DE SANTIAGO JR, Valdivino Alexandre; AMBROSIO, Ana Maria; COSTA, Ricardo; JOGAIB, Leise. Verificação e Validação na terceirização de software embarcado em aplicações espaciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 5. , 2006, Vila Velha. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 367-374. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2006.15624.