Experiência na definição e implantação do processo de análise e tomada de decisão alinhado ao CMMI-SW
Resumo
Uma das dificuldades na implantação do CMMI-SW nível 3 consiste em definir e institucionalizar a área de processo de Análise e Tomada de Decisão por ser pouco conhecida e não utilizada em grande parte das instituições. A tomada de decisão formal reduz a subjetividade e é mais propensa a selecionar uma solução que maximize o atendimento das necessidades dos envolvidos. Diante deste contexto, este trabalho mostra a experiência de uma organização na definição e implantação do Processo de Tomada de Decisão Formal.
Palavras-chave:
Experiência na definição, processo de análise, CMMI-SW
Referências
CMMI Product Team. (2002) “Capability Maturity Model Integration, version 1.1. CMMI for Software Engineering (CMMI-SW/IPPD, v1.1) Staged Representation”, Software Engineering Institute.
Kulpa, Margaret K. and Johnson, Kent A. (2003) “Interpreting the CMMI: a process improvent approach”, Auerbach.
Process Group (2005) “Decision Analysis and Resolution Process” http://www.processgroup.com/pgpostoct05.pdf. Acessado em 05/03/2006.
MSF Process Model v. 3.1 (2002) http://www.microsoft.com/msf. Acessado em 08/03/2006.
RUP “Rational Unified Process Tutorial”. Versão 2002 05 00.
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RUP “Rational Unified Process Tutorial”. Versão 2002 05 00.
Publicado
29/05/2006
Como Citar
GONÇALVES, Fca. Márcia G. S.; ARAÚJO, Solange Alcântara; MARINHO, Fabiana; CAVALCANTI, Tatiana; PIRES, Carlo Giovano.
Experiência na definição e implantação do processo de análise e tomada de decisão alinhado ao CMMI-SW. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 5. , 2006, Vila Velha.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2006
.
p. 383-390.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2006.15626.