Uma proposta de organização e funcionamento da função de Garantia da Qualidade de Software em um contexto de implantação do SW-CMMi

  • Sabrina Marczak PUCRS
  • Luciana Sá PUCRS
  • Ilmari Ceccato Brazil Global Development Center
  • Jorge Audy PUCRS
  • Dante Antunes Brazil Global Development Center

Resumo


A busca pela sobrevivência em mercados cada vez mais globalizados tem tornado a melhoria da qualidade uma necessidade evidente. Neste contexto, tem-se modelos de maturidade de processo como o CMM. Para a área de software, em específico, tem-se o SW-CMM, que é organizado em níveis, compostos por áreas-chave. Uma das áreas-chave do nível 2 trata a questão da garantia da qualidade de software (Software Quality Assurance key practice area). O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de organização e funcionamento da função de garantia da qualidade de software, visando atender os requisitos do SW-CMM nível 2. Este estudo pode ser caracterizado como exploratório, baseando-se em uma revisão teórica e nas lições aprendidas em um estudo de caso desenvolvido no Brazil Global Development Center (GDC) da Dell Computer Corporation. A proposta descrita neste artigo foi aplicada no GDC, recentemente avaliado e reconhecido como uma organização SW-CMM nível 2.
Palavras-chave: Qualidade de software, SW-CMM, garantia da qualidade, função de garantia da qualidade

Referências

Crosby, P., Quality is Free, New York, McGraw-Hill, 1979.

Deming, W., Quality, Productivity and Competitive Position, MIT Press, USA, 1982.

Fisher, M., Light, W., Definitions in Software Quality Management, New York, Petrocelli Books, 1979.

ISO 8402, Quality – Vocabulary, 1986.

Yourdon, E., Declínio e queda dos analistas e dos programadores: a salvação e os novos caminhos para a produtividade e a qualidade no desenvolvimento de software, São Paulo, Makron Books, 1995.

Pressman, R., Software Engineering: A Practioner's Approach, New York, McGraw-Hill, 2001.

Sant’Ana, M.; Guerra, A., Qualidade de Produto ou Qualidade de Processo de Software? Developers’ Magazine, São Paulo, n. 68, abr. 2002.

Molinari, L, Os Principais Pontos da Nova Qualidade de Software, Developers’ Magazine, São Paulo, n. 68, abr. 2002.

Kayani, N., Quality Assurance: QA Concepts and Implementation Guidelines, 2000, On-line, Disponível em: http://www.stickyminds.com, Acessado em: 31 out. 2001.

Fuggetta, A., Software process: a roadmap, In: The future of Software Engineering, A. Funkelstein (ed), 2000.

Sommerville, I., Engenharia de Software, São Paulo, Addison Wesley, 2003.

Paulk, M. et al, The Capability Maturity Model: Guidelines for Improving the Software Process, USA, Addison Wesley, 1999.

ISO/IEC 15504, Software Process Assessment, Technical Report, 1998.

Oliveira, K.; Rocha, A.; Weber, K., Workshop on Software Quality, In: International Conference on Software Engineering, 2002, Flórida, USA, Proceedings... Flórida, 2002.

Côrtes, M., Modelos de Qualidade de Software, Campinas, UNICAMP, 2001.

Sapijaszko, G., Weening, D., Software Quality Assurance, Technical Report, Department of Computer Science, University of Calgary, Alberta, Canada, 1999. Disponível em: http://sern.ucalgary.ca/~DWeening/SENG621/WebDoc/SQA-Report.html. Acessado em: 29 out. 2001.

Schulmeyer, G., McManus, J., Handbook of software Quality Assurance, New Jersey, Prentice Hall, 1998.

Weber, R., Information Systems Control and Audit, New Jersey, Prentice Hall, 19999.

Sampieri, R. et al, Metodológia de La Investigación, México, McGraw-Hill, 1998.

Yin, R., Estudo de Caso: Planejamento e Métodos, Porto Alegre, Bookman, 2001.
Publicado
02/09/2003
Como Citar

Selecione um Formato
MARCZAK, Sabrina; SÁ, Luciana; CECCATO, Ilmari; AUDY, Jorge; ANTUNES, Dante. Uma proposta de organização e funcionamento da função de Garantia da Qualidade de Software em um contexto de implantação do SW-CMMi. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 1-16. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15688.