(Re)construção de Interfaces de Usuário a partir da Lógica de Construção de Sistemas, Modelos Conceituais e Processo de Reflexão Humana
Resumo
Dentre os fatores considerados durante a avaliação da qualidade de um Sistema Interativo (SI), destaca-se a usabilidade, que diz respeito à capacidade do SI de ser fácil de usar e aprender. Durante esta avaliação, problemas de usabilidade são geralmente encontrados. Este artigo descreve uma estratégia de reconstrução (redesign) de interfaces de usuário, que integra três áreas: Educação, Engenharia de Software (ES) e Interação Humano-Computador (IHC). Mais especificamente, são considerados estudos sobre o processo de reflexão humana, a forma lógica de realizar especificações funcionais a partir de objetos de saída (como: campos de relatórios, objetos de interação de interfaces de usuário) e os modelos conceituais usados para expressarem a interatividade do usuário com um SI.
Palavras-chave:
Qualidade de Software na WEB, Avaliação da Usabilidade, Processo de (re)construção de Interfaces de Usuário
Referências
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Publicado
02/09/2003
Como Citar
FURTADO, Elizabeth Sucupira; BARBOSA, David Falcão; DE OLIVEIRA, Kênia G.; CARVALHO, Alécio.
(Re)construção de Interfaces de Usuário a partir da Lógica de Construção de Sistemas, Modelos Conceituais e Processo de Reflexão Humana. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2003
.
p. 151-164.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15698.