Pré-qualificação de Sistemas Aplicativos de Apoio a Gestão Administrativa e Fiscal para Municípios Brasileiros

  • Marbilia Passagnolo Sergio CenPRA
  • Maria Teresa Villalobos Aguayo CenPRA
  • Regina Thienne Colombo CenPRA

Resumo


Este artigo relata o processo de Pré-qualificação de fornecedores e seus Conjunto de Sistemas Aplicativos -CSA utilizando o método de avaliação de produto de software desenvolvido pelo CenPRA. Na verificação de conformidade do CSA em relação a Especificação Técnica do Edital de pré-qualificação do PNAFM, o processo traz um caráter inovador onde qualquer CSA pode ser avaliado, independente de suas características de desenvolvimento e plataforma. A Especificação Técnica, por sua vez, define o padrão de qualidade de um CSA incluindo boas práticas da gestão pública e requisitos customizáveis que atende aos mais de 5.500 municípios brasileiros, independente das suas particularidades ditadas por leis Estaduais e Municipais. O Método de Avaliação PNAFM, foi desenvolvido à partir dos Requisitos de Software Funcionais e Não Funcionais descritos na Especificação Técnica, tendo como base as Normas e modelos de qualidade. Demonstrando sua eficácia, o método atua como um filtro que leva a melhora da qualidade, independente de terem sido desenvolvido com uso de modelos e normas de qualidade. O sucesso deste modelo de pré- qualificação e as lições aprendidas abrem caminho para outras relações comerciais governamentais de aquisição de software.
Palavras-chave: avaliação, qualidade, produto de software, sistemas aplicativos, processo de avaliação, PNAFM

Referências

Qualidade e produtividade no setor de software brasileiro 2001:- http://www.mct.gov.br/sepin.

A indústria de software no brasil – 2002 : http://www.softex.org.br.

Edital de pré-qualificação n.o 01/01 do PNAFM. e regulamento operativo http://www.fazenda.gov.br/ucp/pnafm .

ABNT, NBR 13596: Tecnologia de informação - Avaliação de produto de software - Características de qualidade e diretrizes para o seu uso. RJ, Maio 1996 .

ISO/DIS 9241-10, Ergonomic requirements for office-work with visual display terminals (VDTs) - Part 10: Dialogue principles. Geneve : ISO, 1996.

Colombo, Regina; Guerra, Ana; The Evaluation Method for Software Products. In: ICSSEA 2002, Paris - França.

ABNT, NBR ISO/IEC 12119: Tecnologia de informação - Pacotes de software - Testes e requisitos de qualidade. Rio de Janeiro : ABNT, agosto 1996

James Bach, Exploratory Testing and the Planning Myth, http://www.satisfice.com/articles/ et_myth.htm .

Guia ABNT, Utilização de normas para produtos de software, hhtp://www.pr.gov.br/abntsoftware/publica.html

Sommerville, Ian tradução de Ribeiro, A M.A (2003) Engenharia de Software; São Paulo: Addison Wesley; (cap.1)(cap.6)
Publicado
02/09/2003
Como Citar

Selecione um Formato
SERGIO, Marbilia Passagnolo; AGUAYO, Maria Teresa Villalobos; COLOMBO, Regina Thienne. Pré-qualificação de Sistemas Aplicativos de Apoio a Gestão Administrativa e Fiscal para Municípios Brasileiros. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 225-232. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15704.