Características de Qualidade para Componentes de Software

  • Régis Patrick Silva Simão UNIFOR
  • Arnaldo Dias Belchior UNIFOR

Resumo


A qualidade de componentes de software é importante para a qualidade de aplicações baseadas em componentes e para a obtenção dos principais objetivos do Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC), baixo custo e alta produtividade e qualidade. As características de qualidade, segundo a norma ISO/IEC 9126, podem ser utilizadas como metas a serem atingidas no desenvolvimento, na seleção e na aquisição de componentes e, também, como fatores na predição de propriedades de aplicações finais. Este trabalho identifica e organiza as características de qualidade de maior relevância para componentes de software e define dimensões de qualidade, que influenciam no grau de importância das mesmas. O levantamento dessas características foi baseado em literatura especializada. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de campo, com especialistas em DBC, visando a hierarquização dessas características de qualidade, cujos resultados foram obtidos através de um modelo de avaliação da qualidade de software.

Palavras-chave: Qualidade de Software, Componentes de Software, Avaliação de Componentes, Características de Qualidade

Referências

Belchior, A. D. Um modelo fuzzy para avaliação da qualidade de software. Tese de Doutorado, COOPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. 1997.

Bertoa, M. e Vallecillo, A. Atributos de Calidad para Componentes COTS. Anais do 5° Workshop Iberoamericano de Engenharia de Requisitos e Ambientes de Software. 2002.

ISO/IEC 9126. Software engineering – Product quality – Part 1: Quality model. 2001.

Kallio, P. e Ihme, T. Evolution of the Use Risks of Commercial Software Components, Proceedings of the 28th Euromicro Conference, Dortmund, Germany, September. 2002.

Oliveira, K. R. AdeQuaS: Ferramenta Fuzzy para Avaliação da Qualidade de Software. Dissertação de Mestrado, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza. 2002.

Preiss, O., Wegmann, A. e Wong, J. On Quality Attribute Based Software Engineering. Proceedings of the 27th Euromicro Conference. Warsaw, Poland, September. 2001. Simão, R. P. S. e Belchior, A. Quality Characteristics for Software Components: Hierarchy and Quality Guides. Component-Based Software Quality: Methods and Techniques. Springer-Verlag Heidelberg, “Lecture Notes in Computer Science, Junho, Alemanha. 2003.

Simão, R. e Belchior, A. Um Padrão de Qualidade para Componentes de Software, Anais do I Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Gramado, Outubro. 2002a. Simão, R. e Belchior, A. Características de Qualidade de Componentes de Software, Anais do II Workshop de Desenvolvimento Baseado em Componentes, Itaipava, Agosto. 2002b.

Villela, R. M. B. Busca e Recuperação de Componentes em Ambientes de Reutilização de Software. Tese de Doutorado, UFRJ-COPPE, Rio de Janeiro. 2000

Woodman, M. et al. Issues of CBD Product Quality and Process Quality. Proceedings of the 4th ICSE Workshop on Component-Based Software Engineering, Toronto, May. 2001.

Zadeh, L. A. Fuzzy Logic. IEEE Transaction Comput., vol. 25. 1988.
Publicado
02/09/2003
Como Citar

Selecione um Formato
SIMÃO, Régis Patrick Silva; BELCHIOR, Arnaldo Dias. Características de Qualidade para Componentes de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 270-282. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15709.