A Implantabilidade como Atributo de Qualidade do Software
Resumo
Tradicionalmente, muita ênfase se tem dado às características do produto de software, considerando o processo de desenvolvimento e a utilização cotidiana do mesmo pelos usuários. Aspectos como a usabilidade, odesempenho, a robustez e a integridade são considerados durante o desenvolvimento e avaliados durante a sua utilização. No entanto, entre estes dois momentos existe uma etapa que tem tido a sua importância relegada em segundo plano. Trata-se da etapa de implantação que ocorre entre o final do desenvolvimento e o período de operação. Acreditamos que este período é crucial para o sucesso ou o fracasso de um software em uma organização. Este trabalho descreve a necessidade de se considerar a implantabilidade do software como um dos atributos de qualidade pesquisados pela Engenharia de Software. A implantabilidade é o atributo que mede quão fácil é a adoção de um software por uma organização. A definição detalhada deste atributo e a proposta de medição e comparação do mesmo entre softwares diferentes constituem os objetivos deste artigo.
Referências
Bittes, José Márcio; Santoro, Flávia Maria; Borges, Marcos. “A Implantação de Sistemas de Informação Apoiada por Groupware”; Anais - I Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (I SBSI), Porto Alegre, Brasil, Outrubro de 2004.
Cale Jr., E.G.;Eriksen, S.E. Factors affecting the implementation outcome of a mainframe software package: A longitudinal study; Information & Management 26 165-175, North Holland; 1994.
Chan, R.; Roseman, M. Managing Knowledge in Enterprise Systems; 2002.
Chiasson, M.W.; Lovato, C.Y. Factors Influencing the Formation of a User’s Perceptions and Use of a DSS Software Innovation; The DATA BASE for Advances In Information Systems – Summer 2001, Vol.32, No.3.
Hertzum, M. Organisational Implementation: A Complex but Under-regonised Aspect of Information-System Design; NordiCHI, October 19-23, 2002.
Iivari, J.; Ervasti, I. The Impact of Alternative IS Acquisition Opetions upon IS Implementation and Success; ACM; 1992.
IIVARI, Juhani; ERVASTI, Irja. User Information Satisfaction: IS Implementability and Effectiveness. Information & Management 27, 205-220, 1994.
JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James. The Unified Software Development Process. MA - USA: Addinson-Wesley, 1999, 450 p.
Magalhães; R.M.O.S.P. The Organizational Implementation of Information Systems: towards a new theory; PhD Thesis, The London School of Economics; 1999.
Nelson, R.R.; Cheney P.H.: Training End Users: An Exploratory Study; MIS Quartely/December 1987, ACM, pg.547-559; 1987.
Nosek, J.T. Justifying The Business Value of Information Systems Education: A Report on Multi-Cultural Field Experiments.; SIGCPR, ACM, 2001, San Diego, USA; 2001.
Olfman, L., Sein, M.; Bostrom, R.P. Training for End-User Computing: Are Basic Abilities Enough for Learning?; ACM, 1986.
Pinto, J.K; Millet, I. Successful Information System Implementation - The Human Side; Project Management Institute, Newtown Square, Pensylvania USA; 1999.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5a edição, São Paulo: McGraw Hill Interamericana do Brasil, 2002, 872 p.
Robey, D.; Ross, J.W.; Boudreau, M. Learning to Implement Enterprise Systems: An Exploratory Study of the Dialetics of Change; 2000.
Sarker, S.; Lee, A.S. Using a case study to test the role of three key social enablers in ERP implementation.; 2000.
SCHEER, August-Whilhelm; HABERMANN, Frank. Making ERP a Success - Using business process models to achieve positive results. Communications of the ACM, v. 43, n. 4, apr. 2000, p. 57-61.
Shaw, N.C.; DeLone, W., Niederman, F. Sources of dissatisfaction in End-User Support: An Empirical Study; The DATA BASE for Advances in Information Systems - Spring 2002 - Vol.33, No 2; 2002.
SKOK, Walter; LEGGE, Michael. Evaluating Enterprise Resource Planning (ERP) Systems using an Interpretive Approach. San Diego, Califórnia USA: SIGCPR ACM, 2001, p. 189-196.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6a Edição. São Paulo: Addison Wesley, 2003, 592 p.
Sumner, M.: Risk Factors in Enterprise Wide Information Management Systems Projects; SIGCPR 2000, Evanston Illinois-USA, ACM 2000; 2000.
WILLCOCKS, Leslie P.; SYKES, Richard. The Role of the CIO and the IT Function in ERP. Communications of The ACM, apr. 2000, v. 43, n. 4, p 32-38.