A Implantabilidade como Atributo de Qualidade do Software

  • José Márcio Bittes UEG / UFRJ
  • Flávia Maria Santoro UNIRIO
  • Marcos R. S. Borges UFRJ

Resumo


Tradicionalmente, muita ênfase se tem dado às características do produto de software, considerando o processo de desenvolvimento e a utilização cotidiana do mesmo pelos usuários. Aspectos como a usabilidade, odesempenho, a robustez e a integridade são considerados durante o desenvolvimento e avaliados durante a sua utilização. No entanto, entre estes dois momentos existe uma etapa que tem tido a sua importância relegada em segundo plano. Trata-se da etapa de implantação que ocorre entre o final do desenvolvimento e o período de operação. Acreditamos que este período é crucial para o sucesso ou o fracasso de um software em uma organização. Este trabalho descreve a necessidade de se considerar a implantabilidade do software como um dos atributos de qualidade pesquisados pela Engenharia de Software. A implantabilidade é o atributo que mede quão fácil é a adoção de um software por uma organização. A definição detalhada deste atributo e a proposta de medição e comparação do mesmo entre softwares diferentes constituem os objetivos deste artigo.

Palavras-chave: Implantabilidade, Atributo, Qualidade do Software

Referências

Bittes, José Márcio. “Um Método de Implantação de Sistemas Apoiado por Aprendizado Colaborativo”, Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Informática NCE&IM/UFRJ, Rio de Janeiro , Brasil, Maio, 2004.

Bittes, José Márcio; Santoro, Flávia Maria; Borges, Marcos. “A Implantação de Sistemas de Informação Apoiada por Groupware”; Anais - I Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (I SBSI), Porto Alegre, Brasil, Outrubro de 2004.

Cale Jr., E.G.;Eriksen, S.E. Factors affecting the implementation outcome of a mainframe software package: A longitudinal study; Information & Management 26 165-175, North Holland; 1994.

Chan, R.; Roseman, M. Managing Knowledge in Enterprise Systems; 2002.

Chiasson, M.W.; Lovato, C.Y. Factors Influencing the Formation of a User’s Perceptions and Use of a DSS Software Innovation; The DATA BASE for Advances In Information Systems – Summer 2001, Vol.32, No.3.

Hertzum, M. Organisational Implementation: A Complex but Under-regonised Aspect of Information-System Design; NordiCHI, October 19-23, 2002.

Iivari, J.; Ervasti, I. The Impact of Alternative IS Acquisition Opetions upon IS Implementation and Success; ACM; 1992.

IIVARI, Juhani; ERVASTI, Irja. User Information Satisfaction: IS Implementability and Effectiveness. Information & Management 27, 205-220, 1994.

JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James. The Unified Software Development Process. MA - USA: Addinson-Wesley, 1999, 450 p.

Magalhães; R.M.O.S.P. The Organizational Implementation of Information Systems: towards a new theory; PhD Thesis, The London School of Economics; 1999.

Nelson, R.R.; Cheney P.H.: Training End Users: An Exploratory Study; MIS Quartely/December 1987, ACM, pg.547-559; 1987.

Nosek, J.T. Justifying The Business Value of Information Systems Education: A Report on Multi-Cultural Field Experiments.; SIGCPR, ACM, 2001, San Diego, USA; 2001.

Olfman, L., Sein, M.; Bostrom, R.P. Training for End-User Computing: Are Basic Abilities Enough for Learning?; ACM, 1986.

Pinto, J.K; Millet, I. Successful Information System Implementation - The Human Side; Project Management Institute, Newtown Square, Pensylvania USA; 1999.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5a edição, São Paulo: McGraw Hill Interamericana do Brasil, 2002, 872 p.

Robey, D.; Ross, J.W.; Boudreau, M. Learning to Implement Enterprise Systems: An Exploratory Study of the Dialetics of Change; 2000.

Sarker, S.; Lee, A.S. Using a case study to test the role of three key social enablers in ERP implementation.; 2000.

SCHEER, August-Whilhelm; HABERMANN, Frank. Making ERP a Success - Using business process models to achieve positive results. Communications of the ACM, v. 43, n. 4, apr. 2000, p. 57-61.

Shaw, N.C.; DeLone, W., Niederman, F. Sources of dissatisfaction in End-User Support: An Empirical Study; The DATA BASE for Advances in Information Systems - Spring 2002 - Vol.33, No 2; 2002.

SKOK, Walter; LEGGE, Michael. Evaluating Enterprise Resource Planning (ERP) Systems using an Interpretive Approach. San Diego, Califórnia USA: SIGCPR ACM, 2001, p. 189-196.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6a Edição. São Paulo: Addison Wesley, 2003, 592 p.

Sumner, M.: Risk Factors in Enterprise Wide Information Management Systems Projects; SIGCPR 2000, Evanston Illinois-USA, ACM 2000; 2000.

WILLCOCKS, Leslie P.; SYKES, Richard. The Role of the CIO and the IT Function in ERP. Communications of The ACM, apr. 2000, v. 43, n. 4, p 32-38.
Publicado
06/06/2005
Como Citar

Selecione um Formato
BITTES, José Márcio; SANTORO, Flávia Maria; BORGES, Marcos R. S.. A Implantabilidade como Atributo de Qualidade do Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 4. , 2005, Porto Alegre-RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005 . p. 218-231. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2005.16165.