Implantando o Modelo CMMI em uma Empresa de Software de Pequeno Porte Jovem e Imatura

  • Heron Vieira Aguiar SWQuality Consultoria e Sistemas
  • Ana Cristina Rouiller UFLA
  • Renata Teles Moreira SWQuality Consultoria e Sistemas
  • Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos UFPE
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UNAMA

Resumo


Neste artigo é apresentado um relato de experiência sobre a implantação de um programa de melhoria com CMMI em uma empresa de software de pequeno porte. Esta empresa além de possuir as dificuldades inerentes de seu porte ainda tem algumas características adversas como: ser jovem (menos de 2 anos de existência) e imatura (composta em sua maioria por alunos que ainda cursam Ciência da Computação) . A intenção deste trabalho é averiguar o quão é aplicável, para uma empresa de pequeno porte, o uso de um modelo de qualidade, originalmente construído para empresas departamentalizadas e de grande porte.
Palavras-chave: Modelo CMMI, Empresa de Software, Implantando

Referências

Cândido, Edílson J. D. Uma simplificação da técnica análise de pontos de função para estimar tamanho de aplicativos web. Dissertação de Mestrado, USP, 2004.

Capability Maturity Model Integration. Software Engineering Institute(SEI). Disponível em http://www.sei.cmu.edu/cmmi/.Acesso em 10/02/2005.

Humphrey W. S. Managing the software Process. Addison- Wesley, 1989.

The IDEALSM Model. Software Engineering Institute(SEI). Disponível em http://www.sei.cmu.edu/ideal/ . Acesso em 10/12/2004.

The International Organization for Standardization and the International Electrotechnical Commission, ISO/IEC 15504 - Information Technology - Process Assessment – Part 1, 2004.

Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT). Qualidade e produtividade no setor de software. Disponível em http://www.mct.gov.Br/Temas/info/Dsi/Quali2001/. Acesso em 01/12/2004. [PMBOK 2000] Tradução livre do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) 2000 realizada pelo PMI MG.

R. S. Pressman. Engenharia de Software, 5a ed. Rio de Janeiro, Mc Graw Hill, 2002.

Rouiller, A. C. Gerenciamento de Projetos de Software para empresas de Pequeno Porte. Tese de Doutorado, UFPE, 2001.

Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro(Softex). Seção Qualidade de Software. Disponível em http://www.mct.gov.br/Temas/info/Dsi/qualidad/Qualidade.htm. Acesso em 05/12/2004.
Publicado
06/06/2005
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Heron Vieira; ROUILLER, Ana Cristina; MOREIRA, Renata Teles; VASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra. Implantando o Modelo CMMI em uma Empresa de Software de Pequeno Porte Jovem e Imatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 4. , 2005, Porto Alegre-RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005 . p. 333-340. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2005.16176.