Apoio à Elaboração de Propostas de Projetos de Software através de um Ambiente de Gestão do Conhecimento
Resumo
Esse artigo discute uma abordagem sobre como a gestão do conhecimento pode apoiar a melhoria do Processo de Fornecimento de Software definido na ISO/IEC 12207 (1998) e na NBR ISO 10006 (2000). TecProposal é uma ferramenta de apoio ao aprendizado organizacional sobre as atividades, Iniciação e Preparação da Resposta, do Processo de Fornecimento de Software. A ferramenta foi desenvolvida em plataforma de internet e integrada ao ambiente TecKnowledge, configurado a partir do meta-ambiente CORE-KM.
Referências
A.Abecker, A.Bernardi, M.Sintek, “Developing a Knowledge Management Technology – an Encompassing View on KnowMore, Know-Net, and Enrich”, In: Proceedings of the IEEE WET-ICE’99 Workshop on Knowledge Media Networking, Stanford, Junho/1999.
M.Alavi, D.Leidner, “Knowledge Management Systems: Emerging Views and Practices from the Field”, IEEE 1999, Proceedings of the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences – 1999.
M.Berger, et al, “A Learning Component for Workflow Management Systems”, 31st Hawaii International Conference on System Science, 1998.
C.S.Bonfim, “Uma Ferramenta de Modelagem de Processos para Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados à Organização”, Monografia de Final de Curso, Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, Setembro de 2001.
C.W.Choo, “Knowing Organization: How Organizations Use Information to Construct Meaning, Create Knowledge and Make Decisions”, New York: Oxford University Press, 1998.
Dieng, R. , “Knowledge Management and the Internet”, IEEE Intelligent Systems, Vol. 15, No. 3, May/June2000 , pp 14 – 17.
G.Fischer, J.Ostwald, “Knowledge Management: Problems, Promises, Realities, and Challenges”, IEEE Intelligent Systems, January/February 2001, pp.60-72.
H.Holz et al, “Task-Specific Knowledge Management in a Process-Centred SEE”, K.- D.Althoff, R.L. Feldman, and W.Muller (Eds.): LSO2001, LNCS2176, pp-163/177, 2001.
“ISO/IEC 12207: Tecnologia de Informação – Processos de Ciclo de Vida de Software”, 1998.
P.Jalote, “CMM in Practice – Processes for Executing Software Projects at Infosys”, Addison Wesley Longman, Inc., 2000.
M.Lindvall et al, “Lessons Learned about Structuring and Describing Experience for Three Experiences Bases”, K.-D.Althoff, R.L. Feldman, and W.Muller (Eds.): LSO2001, LNCS2176, pp-106/119, 2001.
R.Murch, “Project Management – Best Practices from IT Professionals”, 1st Edition, Prentice Hall, ISBN: 0-13-021914-2.
“NBR ISO 10006: Gestão da Qualidade – Diretrizes para a Qualidade no Gerenciamento de Projetos” , 2000.
I.Nonaka, H.Takeuchi, “Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação”, Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
D.E.O’Leary, “Knowledge Management Systems: Converting and Connecting”, Intelligent Systems IEEE, v.13, n.3 (May/Jun1998), pp.30-33.
D.E.O’Leary, “Enterprise Knowledge Management”, IEEE Computer, March 1998, pp.54-61.
B.Snoek, “Knowledge Management and Organizational Learning – Systematic Development of an Experience Base on Approaches and Technologies”, Diploma Thesis, Fraunhofer Einrichtung Experimentelles Software Engineering, setembro/1999.
J. Statz, “Leverage your Lessons”, IEEE Software, March/April 1999, pp.30-32.
A.R.Rocha, J.C.Maldonado, K.C.Weber, "Qualidade de Software – Teoria e Prática", São Paulo: Prenctice Hall, 2001, pp.39-43.
Winch, G., “Knowledge Management”. Manufacturing Engineer, pages 178-180. August 1999.