Aplicando Mensuração em Microempresas de Software para Suporte da Gerência de Projetos

  • Alessandra Anacleto UFSC
  • Christiane Gresse von Wangenheim UNIVALI

Resumo


Microempresas de software em geral sofrem com problemas de limitações de recursos e pessoal, além de não utilizarem sistematicamente técnicas de desenvolvimento e padrões para o gerenciamento de seus negócios, o que freqüentemente resulta em problemas de qualidade e produtividade. Uma das infra-estruturas essenciais para analisar os pontos fracos e identificar os problemas na gerência dos projetos de software é a mensuração. O que dificulta a aplicação de métricas em microempresas é a falta de uma abordagem adaptada às suas necessidades. Para facilitar a aplicação de mensuração neste setor no que se refere à gerência de projetos foi desenvolvido um modelo de mensuração baseado na abordagem GQM (Goal/Question/Metric). Este modelo tem por base a análise e comparação de experiências ganhas em estudos de caso planejados e executados em três microempresas de software. Ele auxilia no planejamento de um programa de mensuração enfocando na gerência de projetos e fornece guias para adaptação a um contexto específico.
Palavras-chave: Mensuração, gerência de projetos, microempresa de software

Referências

A. Anacleto e C. Gresse von Wangenheim. Modelo de Mensuração para Gerência de Projetos em Microempresas de Software. Relatório Técnico GeNESS006.01P, Centro GeNESS, 2001.

A. Anacleto e C. Gresse von Wangenheim. Questionário para Análise dos Benefícios do Programa de Mensuração Baseado em GQM. Relatório Técnico GeNESS005.01P, Centro GeNESS, 2001.

C. Gresse von Wangenheim, H. D. Rombach e G. Ruhe. Tutorial on Melhoramento de Software Baseado em Mensuração - Como Aplicar GQM na Prática?. Proceedings of the IX CITS, Curitiba, Brazil, 1998.

H. D. Rombach et al. Experimental Software Engineering Issues: A Critical Assessment and Future Directions. Lecture Notes in Computer Science Nr. 706, 1993.

I. Sommerville. Software Engineering. Fifth Edition, Addison-Wesley, 1996

Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Pesquisa Nacional de Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro. Comunicação pessoal. Brasília, 1999.

Software Measurement Guidebook. Technical Report SEL-94-002, NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt MD 20771, July 1994.

V.R. Basili, G. Caldiera, H.D. Rombach. Experience Factory. In John J. Marciniak, ed., Encyclopedia of Software Engineering, vol.1. John Wiley & Sons, 1994.

V.R. Basili, G. Caldiera, H.D. Rombach. Goal/Question/Metric Approach. In John J. Marciniak (ed.), Encyclopedia of Software Engineering, vol.1. John Wiley&Sons, 1994.
Publicado
14/10/2002
Como Citar

Selecione um Formato
ANACLETO, Alessandra; WANGENHEIM, Christiane Gresse von. Aplicando Mensuração em Microempresas de Software para Suporte da Gerência de Projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 1. , 2002, Gramado-RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002 . p. 165-172. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2002.16224.