Atingindo o SW-CMM-2 Usando o MPG

  • Afonso Celso Soares Inatel
  • Andréa Pivoto Patta Inatel
  • Carlos Henrique Rodrigues Cardoso Inatel
  • Rita de Cássia Bitencourt Cardoso Inatel

Resumo


Pesquisas têm demonstrado que existe uma grande quantidade de empresas de desenvolvimento de software com o perfil de pequenas organizações ou pequenos grupos de trabalho, variando em torno de algumas pessoas. Estes pequenos grupos de trabalho anseiam fortemente por um modelo de qualidade de software que além de ser concordante com modelos internacionais de qualidade, tais como o SW-CMM[2] , possuam uma estrutura com complexidade reduzida comparada a estes grandes frameworks. Visando atender à sua necessidade e também a deste mercado, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, desenvolveu o Modelo para Pequenos Grupos - MPG, como conseqüência de seu processo de implantação do modelo de qualidade de software SW-CMM-2. Este artigo tem a finalidade de apresentar a primeira experiência do Inatel na utilização do MPG em dois projetos, citando os resultados obtidos, algumas lições aprendidas e as perspectivas futuras
Palavras-chave: CMM, pequenos grupos, pequenas organizações

Referências

Inatel (2002). Modelo para Pequenos Grupos - MPG V1.0. Inatel Competence Center

SEI (1995). The Capability Maturity Model. Guidelines fot Improving the Software Process. Carnegie Mellon University. Software Engineering Institute. Addison-Wesley.

Zahran S. (1997). Software Process Improvement. Practical Guidelines for Business Success. Addison-Wesley.

Rational (2002). Rational Unified Process - RUP - 2002.05.00.25. Rational Software Corporation.
Publicado
14/10/2002
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Afonso Celso; PATTA, Andréa Pivoto; CARDOSO, Carlos Henrique Rodrigues; CARDOSO, Rita de Cássia Bitencourt. Atingindo o SW-CMM-2 Usando o MPG. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 1. , 2002, Gramado-RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002 . p. 198-205. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2002.16228.