Recuperação e Monitoramento de Dados Utilizando a Rede de Transporte Público

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de encaminhamento de mensagens testada com o modelo de mobilidade da Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba. A proposta inclui uma adaptação no protocolo Spray and Wait baseada na categorização dos veículos do transporte coletivo da cidade, priorizando a transmissão das mensagens para os ônibus que apresentam uma maior proximidade lógica com o destino. Em seguida, a proposta foi avaliada utilizando traços reais e um modelo de tráfego voltado para aplicações de monitoramento. Os resultados obtidos comprovam os ganhos da estratégia proposta, apresentando melhores taxas de entrega, menor atraso e menor sobrecarga quando comparados aos protocolos clássicos.

Palavras-chave: Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos, Redes Ad-hoc oportunistas, Protocolo de Roteamento

Referências

Ahmed, S. H., Kang, H., and Kim, D. (2015). Vehicular Delay Tolerant Network (VDTN): Routing perspectives. 2015 12th Annual IEEE Consumer Communications and Networking Conference, CCNC 2015, pages 898–903.

Almeida, T. T., Gomes, L. D. C., and Ortiz, F. M. (2018). Analise de Desempenho do IEEE 802 . 11p : Simlações versus Experimentos Reais. Sbrc 2018.

Awang, A., Husain, K., Kamel, N., and Aissa, S. (2017). Routing in Vehicular Ad-hoc Networks: A Survey on Single-and Cross-Layer Design Techniques, and Perspectives. IEEE Access, 5:9497–9517.

Companhia de Urbanização da Cidade de Curitiba (2017). https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/.

Dados Abertos URBS (2019). http://dadosabertos.c3sl.ufpr.br/curitibaurbs/.

Dias, D. and Costa, L. (2016). Análise da Capacidade de Dados de uma Rede de Ônibus Urbanos.

EPSG.IO (2019). https://epsg.io/3857.

Fiore, M., Barcelo-Ordinas, J. M., Trullols-Cruces, O., and Uppoor, S. (2014). Generation and Analysis of a Large-Scale Urban Vehicular Mobility Dataset. IEEE Transactions on Mobile Computing, 13(5):1.

Herek, T. A. (2018). Analise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados. PhD thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Herek, T. A., Munaretto, A., Fonseca, M. S. P., and Monego, H. I. D. (2018). Analise da Capacidade de Entrega de uma Rede Oportunista no Transporte Público. In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distrbuı́dos-(SBRC).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (2017). https://www.ibge.gov.br/.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (2017). http://ippuc.org.br/.

Kai, K., Cong, W., and Tao, L. (2016). Fog computing for vehicular Ad-hoc networks: Paradigms, scenarios, and issues. Journal of China Universities of Posts and Telecommunications, 23(2):56–65,96.

Kakkasageri, M. S. and Manvi, S. S. (2014). Information management in vehicular ad hoc networks: A review. Journal of Network and Computer Applications, 39(1):334–350.

Keränen, A., Ott, J., and Kärkkäinen, T. (2009). The ONE simulator for DTN protocol evaluation. In SIMUTools ’09: Proceedings of the 2nd International Conference on Simulation Tools and Techniques.

Lindgren, A. (2012). Probabilistic Routing Protocol for Intermittently Connected Networks.

QGIS (2019). https://www.qgis.org/en/site/.

Radu, D., Avram, C., Aştilean, A., Parrein, B., and Yi, J. (2012). Acoustic noise pollution monitoring in an urban environment using a VANET network. 2012 IEEE International Conference on Automation, Quality and Testing, Robotics, AQTR 2012 - Proceedings, pages 244–248.

Spyropoulos, T., Psounis, K., and Raghavendra, C. S. (2005). Spray and wait: An efficient routing scheme for intermittently connected mobile networks. Proceedings of the ACM SIGCOMM 2005 Workshop on Delay-Tolerant Networking, WDTN 2005, pages 252– 259.

Tudose, D. S., Patrascu, T. A., Voinescu, A., Tataroiu, R., and Tapus, N. (2011). Mobile sensors in air pollution measurement. Proceedings of the 8th Workshop on Positioning Navigation and Communication 2011, WPNC 2011, pages 166–170.

Uchida, N., Hirakawa, G., Ishida, T., Arai, Y., and Shibata, Y. (2015). IEEE802.11 Based Vehicle-to-Vehicle Delay Tolerant Networks for Road Surveillance System in Local Areas. Proceedings - 2015 9th International Conference on Innovative Mobile and Internet Services in Ubiquitous Computing, IMIS 2015, pages 28–33.

Vahdat, A. and Becker, D. (2000). Epidemic Routing for Partially-Connected Ad Hoc Networks.

Zhang, F., Liu, H., Leung, Y. W., Chu, X., and Jin, B. (2017). CBS: Community-Based Bus System as Routing Backbone for Vehicular Ad Hoc Networks. IEEE Transactions on Mobile Computing, 16(8):2132–2146.
Publicado
07/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CORDEIRO, Rafael; FONSECA, Mauro Sergio Pereira; FONSECA, Anelise Munaretto; HEREK, Thiago Alexandre. Recuperação e Monitoramento de Dados Utilizando a Rede de Transporte Público. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 38. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 756-769. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2020.12323.