SocialRoute: Roteamento Oportunístico de Baixo Custo baseado em Contatos Sociais

  • Augusto C. S. A. Domingues UFMG
  • Henrique S. Santana UFV
  • Fabrício A. Silva UFV
  • Pedro O. S. Vaz de Melo UFMG
  • Antonio A. F. Loureiro UFMG

Resumo


O estudo de características sociais em interações humanas é um tópico recorrente em redes móveis, aumentando o conhecimento sobre o comportamento dos nós, levando a melhores estratégias de roteamento. O estado da arte de algoritmos de roteamento oportunísticos baseados em características sociais aplica métricas sociais simples, como propriedades dos nós e comunidades, que não são capazes de capturar laços sociais individuais fortes e duradouros. Neste trabalho, propomos SocialRoute, um algoritmo de roteamento oportunístico baseado em contatos sociais que considera laços sociais individuais ao invés de comunidades para disseminar mensagens de forma eficiente. A solução é avaliada utilizando dois traces de contatos reais e comparada ao estado da arte, e os resultados mostram que o SocialRoute obtém taxas de entrega similares enquanto mantém overheads até 30 vezes menores.

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Publicado
16/08/2021
DOMINGUES, Augusto C. S. A.; SANTANA, Henrique S.; SILVA, Fabrício A.; MELO, Pedro O. S. Vaz de; LOUREIRO, Antonio A. F.. SocialRoute: Roteamento Oportunístico de Baixo Custo baseado em Contatos Sociais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 39. , 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 630-643. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2021.16752.

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