Sugestões de Rotas Personalizadas para Carrinheiros na Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis

  • Maria Vitória R. Oliveira Unicamp
  • Islene C. Garcia Unicamp

Resumo


Os carrinheiros são catadores de materiais recicláveis que utilizam veículos de tração humana. As rotas de coleta dos carrinheiros podem ser cansativas dependendo do trajeto. Sendo assim, este trabalho propõe um algoritmo de sugestão de rotas personalizáveis a partir de três políticas de cálculo de custos de arestas: Política de Menor Trabalho, Política de Menor Impedância e Política de Menor Distância. Utilizou-se as ferramentas osmnx e networkx na construção dos grafos, dados geográficos do Open Street Map e elevações do Topodata. As simulações realizadas no Simulation of Urban MObility (SUMO) demonstraram que o algoritmo proposto pode minimizar a potência aplicada no veículo, a distância e o tempo de percurso, de acordo com a política utilizada.

Referências

Ahmad, S., Imran, Jamil, F., Iqbal, N., and Kim, D. (2020). Optimal route recommendation for waste carrier vehicles for efcient waste collection: A step forward towards sustainable cities. IEEE Access, 8:77875–77887.

Benjamin, A. M. and Beasley, J. E. (2010). Metaheuristics for the waste collection vehicle routing problem with time windows, driver rest period and multiple disposal facilities. Computers and Operations Research, 37(12):2270–2280.

Boeing, G. (2017). Osmnx: New methods for acquiring, constructing, analyzing, and visualizing complex street networks. Computers Environment and Urban Systems, 65:126–139.

Boskovic, G. and Jovicic, N. (2015). Fast methodology to design the optimal collection point locations and number of waste bins: A case study. Waste Management & Research, 33(12):1094–1102.

BRASIL (2010). Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e outras providências.

CATAKI (2021). https://www.cataki.org/pt/. Acessado em: 2021-04-04.

Costa, F. A. M. (2016). Proposta de mecanismo: motor pneumático para veículo de coleta de recicláveis. In Monograa do Bacharelado em Engenharia Mecânica, Universidade de Brasília, pages 1–105.

Daanish, A. R. and Naick, B. K. (2017). Implementation of charging station based electric vehicle routing problem using nearest neighbour search algorithm. In 2017 2nd IEEE International Conference on Intelligent Transportation Engineering (ICITE), pages 52–56. IEEE.

Das, S. and Bhattacharyya, B. K. (2015). Optimization of municipal solid waste collection and transportation routes. Waste Management, 43:9–18.

Gallardo, A., Carlos, M., Peris, M., and Colomer, F. (2015). Methodology to design a municipal solid waste pre-collection system. a case study. Waste management, 36:1– 11.

Halliday, D., Resnick, R., and Walker, J. (2016). Fundamentos de Física, volume 1: Mecânica. Ed. LTC, Rio de Janeiro.

Huang, Y. H. and Ting, C. K. (2011). Genetic algorithm with path relinking for the multivehicle selective pickup and delivery problem. 2011 IEEE Congress of Evolutionary Computation, CEC 2011, pages 1818–1825.

Liao, X. L. and Ting, C. K. (2010). An evolutionary approach for the selective pickup and delivery problem. IEEE Congress on Evolutionary Computation.

Madkour, A., Aref, W. G., Rehman, F. U., Rahman, M. A., and Basalamah, S. (2017). A survey of shortest-path algorithms. arXiv preprint arXiv:1705.02044.

Moore, E. (1959). The Shortest Path Through a Maze. Bell Telephone System. Technical publications. monograph. Bell Telephone System.

Oliveira, M., Silva, J., Silva, R., and Teran, L. (2019). Aplicação web para gerenciamento In Anais do X Workshop de Computação Aplicada de resduos sólidos recicláveis. a Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais, pages 145–153, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rathore, P., Sarmah, S. P., and Singh, A. (2020). Location–allocation of bins in urban solid waste management: a case study of bilaspur city, india. Environment, Development and Sustainability, 22(4):3309–3331.

Silva, S. P. (2017). A organização coletiva de catadores de material reciclável no brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária. In Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pages 1–56.

Silveira, F. L. d. (2011). Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante. Revista Brasileira de Ensino de Física, 33(1):01–07.

Tavares, G., Zsigraiova, Z., Semiao, V., and Carvalho, M. (2009). Optimisation of msw collection routes for minimum fuel consumption using 3d gis modelling. Waste Management, 29(3):1176–1185.

Valeriano, M. d. M. and Rossetti, D. d. F. (2012). Topodata: Brazilian full coverage renement of srtm data. Applied Geography, 32(2):300–309.

Vu, H. L., Ng, K. T. W., and Bolingbroke, D. (2018). Parameter interrelationships in a dual phase gis-based municipal solid waste collection model. Waste Management, 78:258–270.
Publicado
16/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Maria Vitória R.; GARCIA, Islene C.. Sugestões de Rotas Personalizadas para Carrinheiros na Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 39. , 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 658-671. ISSN 2177-9384.