Uma Política de Inserção de Conteúdo baseada na Correlação entre Medidas de Centralidade para Redes Centradas em Conteúdo

  • Igor Carvalho
  • Antõnio Jorge Gomes Abelém

Resumo


O cache em rede é uma importante característica de Redes Centrada em Conteúdo (RCCs). A escolha dos nodos que armazenarão o conteúdo é um grande desafio e uma boa maneira de fazer isso é através de medidas de centralidade de rede, que descrevem a importância de um nodo, dada uma característica. Entretanto, o grande número de medidas torna a escolha dos nodos ainda mais desafiadora, pois é incerto se uma medida escolhida resultará num alto desempenho em diferentes cenários, dada a sua forte dependência da estrutura topológica. Por conta disso, uma boa alternativa seria considerar a correlação entre elas para selecioná-los. Neste trabalho, propõe-se uma política de inserção de conteúdo baseada na correlação entre medidas de centralidade para selecionaráquelas forte ou mais fortemente correlacionadas para armazenar o conteúdo nos seus nodos correspondentes. Por meio de simulação e utilizando uma boa variedade de topologias nos testes, nossa proposta superou o desempenho das políticas de inserção em termos de taxa de acertos de conteúdo e tempo médio de download.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CARVALHO, Igor; ABELÉM, Antõnio Jorge Gomes. Uma Política de Inserção de Conteúdo baseada na Correlação entre Medidas de Centralidade para Redes Centradas em Conteúdo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.