Uma Solução Cooperative Positioning Integrada com Dead Reckoning para Suporte a GPS Sem Linhas de Visada Utilizando a Tecnologia de Radio 802.11p

  • Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento
  • Bruno Yuji Lino Kimura
  • Daniel Ludovico Guidoni
  • Leandro Aparecido Villas

Resumo


Em Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) e Redes Veiculares (VANETs), uma miríade de aplicações foi desenvolvida nosúltimos anos com diferentes exigências de acurácia de localização. A grande maioria dessas aplicações utiliza o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para obter a localização atual do dispositivo. Entretanto, na ausência de linha de visada para satélites, situação típica em locais como túneis, rodovias multinível eáreas urbanas densas, o sinal GPS fica exposto ao efeito de multi-caminhos, causando severa perda de informação de localização no receptor. Neste trabalho, caracterizamos o problema da indisponibilidade do sistema GPS emáreas urbanas a partir de conjuntos de dados reais de deslocamentos de õnibus e táxis. Para tal problema, propomos CP - uma solução integrada de posicionamento cooperativo baseada em três mecanismos: navegação estimada por sensores Dead Reckoning; disseminação de localização em rede veicular e seleção de nós por geometria de diluição de precisão; e ajuste de mapa. Resultados de simulações mostram que a solução proposta possibilita desempenho superior ao GPS e ao GPS integrado ao Dead Reckoning.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Pedro Paulo Libório Lima do; KIMURA, Bruno Yuji Lino; GUIDONI, Daniel Ludovico; VILLAS, Leandro Aparecido. Uma Solução Cooperative Positioning Integrada com Dead Reckoning para Suporte a GPS Sem Linhas de Visada Utilizando a Tecnologia de Radio 802.11p. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC) , 2018 Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.