Reduzindo a latência de comunicação em mú ltiplos saltos dos mecanismos de duty cycle assíncrono baseados em schedule através de sincronização de baixa resolução

  • André R. C. Saraiva
  • Diego Passos
  • Ricardo C. Carrano
  • Célio V. N. Albuquerque

Resumo


Nas Redes de Sensores Sem Fio, nós tipicamente operam por baterias não recarregáveis ou substituíveis. Logo, a otimização do consumo energético é uma das principais preocupações. Dentre as várias soluções já propostas, os métodos de duty cycle assíncronos baseados em schedule se mostram os mais simples por não demandarem mecanismos, protocolos ou hardwares específicos para sincronização de relógio entre os nós. Estes métodos, no entanto, resultam em alta latência para comunicação de múltiplos saltos. Neste trabalho, demonstramos como os mecanismos assíncronos já existentes podem se beneficiar de um baixo nível de sincronismo, em resolução de slots. Assumindo esta possibilidade, mostramos com simulações numéricas que o uso de offsets específicos entre os relógios de nós vizinhos, de acordo com suas distâncias ao nó sorvedouro, reduz drasticamente a latência.
Publicado
19/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SARAIVA, André R. C.; PASSOS, Diego; CARRANO, Ricardo C.; ALBUQUERQUE, Célio V. N.. Reduzindo a latência de comunicação em mú ltiplos saltos dos mecanismos de duty cycle assíncrono baseados em schedule através de sincronização de baixa resolução. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2177-9384.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)