T-MAPS: Modelo de Descrição do Cenário de Trânsito Baseado no Twitter
Resumo
A compreensão da mobilidade urbana, em específico do trânsito, tem sido alvo de estudos e investimentos. Contudo, a obtenção de dados que representam o cenário do trânsito apresenta limitações, seja de acesso aos dados ou pelo elevado custo em implantar sensores na malha viária. Neste artigo, foi caracterizado o uso uma plataforma LBSM (Twitter), a fim de se obter uma descrição, de baixo custo, do trânsito. Também foi proposto o Twitter MAPS (T-MAPS), um modelo de descrição do cenário de trânsito baseado em tweets, com o objetivo de enriquecer as navegações e planejamento urbano com informações sobre regiões. Na avaliação, as sugestões de rotas do T-MAPS mostraram-se, em média, 62% similaresás do Google Directions e, em 25% dos casos, a similaridade observada foi entre 87% e 100%, o que indica significativa relação entre as abordagens, mesmo T-MAPS usando somente tweets.
Publicado
19/05/2017
Como Citar
SANTOS, Bruno P.; RETTORE, Paulo H. L.; RAMOS, Heitor S.; VIEIRA, Luiz F. M.; LOUREIRO, Antonio A. F..
T-MAPS: Modelo de Descrição do Cenário de Trânsito Baseado no Twitter. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
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ISSN 2177-9384.