T-MAPS: Modelo de Descrição do Cenário de Trânsito Baseado no Twitter

  • Bruno P. Santos
  • Paulo H. L. Rettore
  • Heitor S. Ramos
  • Luiz F. M. Vieira
  • Antonio A. F. Loureiro

Resumo

A compreensão da mobilidade urbana, em específico do trânsito, tem sido alvo de estudos e investimentos. Contudo, a obtenção de dados que representam o cenário do trânsito apresenta limitações, seja de acesso aos dados ou pelo elevado custo em implantar sensores na malha viária. Neste artigo, foi caracterizado o uso uma plataforma LBSM (Twitter), a fim de se obter uma descrição, de baixo custo, do trânsito. Também foi proposto o Twitter MAPS (T-MAPS), um modelo de descrição do cenário de trânsito baseado em tweets, com o objetivo de enriquecer as navegações e planejamento urbano com informações sobre regiões. Na avaliação, as sugestões de rotas do T-MAPS mostraram-se, em média, 62% similaresás do Google Directions e, em 25% dos casos, a similaridade observada foi entre 87% e 100%, o que indica significativa relação entre as abordagens, mesmo T-MAPS usando somente tweets.
Publicado
2017-05-19
Como Citar
SANTOS, Bruno P. et al. T-MAPS: Modelo de Descrição do Cenário de Trânsito Baseado no Twitter. Anais do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), [S.l.], maio 2017. ISSN 2177-9384. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/2667>. Acesso em: 15 maio 2024.

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