Além da Escalabilidade: Inteligência de Enxames Afetada por Campos Magnéticos em Espaços de Tuplas Distribuídos
Resumo
Espaços de Tuplas simplificam a construção de sistemas distribuídos provendo um modelo de comunicação e sincronização de componentes com desacoplamento espacial e temporal. Porém, implementações tradicionais em ambientes com demandas de alto desempenho exibem baixa escalabilidade. Embora técnicas de “anti-over-clustering” permitam a construção de soluções mais escaláveis, mostramos que o espalhamento excessivo resultante reduz o desempenho do sistema. Para lidar com o problema, o Magnetic SwarmLinda, um método baseado em inteligência de enxames e no conceito de campos magnéticos virtuais, é apresentado. Resultados de simulação confirmam que a estratégia proposta melhora efetivamente o desempenho do sistema em termos da latência da recuperação de tuplas.
Publicado
19/05/2017
Como Citar
LIMA, Henrique Duarte; JR., Luiz A. de P. Lima; CALSAVARA, Alcides; EBERSPA¨CHER, Henri F.; NABHEN, Ricardo C.; JR, Elias P. Duarte.
Além da Escalabilidade: Inteligência de Enxames Afetada por Campos Magnéticos em Espaços de Tuplas Distribuídos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
ISSN 2177-9384.