Uma Solução Baseada em Infraestrutura Auxiliar para o Problema de Gerenciamento de Tráfego em VANETs

  • Massilon Lourenço Universidade Federal de São João del Rei
  • Thiago Gomides Universidade Federal de São João del Rei
  • Pedro H. Souza Universidade Federal de São João del Rei
  • Cristiano M. Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Daniel L. Guidoni Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo


Os gastos devido aos problemas de congestionamentos em grandes centros urbanos chegam a bilhões de dólares em todo mundo. Isso é devido ao tempo perdido no trânsito e ao consumo de combustível causado, principalmente, pelos engarrafamentos em horários de pico. Vários trabalhos na literatura propõem soluções para o problema de gerenciamento de tráfego utilizando a capacidade de processamento, armazenamento e comunicação das redes veiculares. Dentre as soluções da literatura, as abordagens infraestruturadas utilizam o poder de processamento e armazenamento da infraestrutura para a detecção de engarrafamentos e sugestão de rotas para os veículos. Este trabalho apresenta o GRIFO que, diferente das abordagens infraestruturadas da literatura, os veículos são responsáveis em verificar o congestionamento e calcular novas rotas quando necessário. Utilizando apenas informações sobre as condições das vias próximas do veículo providas pela infraestrutura auxiliar de armazenamento, cada veículo verifica a necessidade do cálculo de nova rota. O trabalho proposto consegue distribuir o fluxo de veículos na malha viária com o objetivo de reduzir o tempo médio de viagem em comparação com algoritmos da literatura.

Palavras-chave: Redes Veiculares, Gerenciamento de Tráfego, Protocolos de Roteamento

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Publicado
06/05/2019
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LOURENÇO, Massilon; GOMIDES, Thiago; SOUZA, Pedro H.; SILVA, Cristiano M.; GUIDONI, Daniel L.. Uma Solução Baseada em Infraestrutura Auxiliar para o Problema de Gerenciamento de Tráfego em VANETs. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 293-306. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7367.