ALERT: Um Sistema Multicamadas para a Disseminação de Informações em Redes Veiculares
Resumo
O crescimento do número de acidentes de trânsito tem se tornado preocupante nos centros urbanos. Em consequência do agrupamento populacional nas grandes cidades e o aumento do número de veículos, os impactos dos acidentes podem ser ainda maiores. Com o propósito de diminuir estes impactos, nós apresentamos o ALERT, um algoritmo totalmente distribuído capaz de reduzir os congestionamentos ocasionados por acidentes, contribuindo para uma mobilidade urbana eficiente em cidades inteligentes. O algoritmo realiza a detecção de acidentes e disseminação de mensagens de alerta em múltiplos saltos. Além disso, o sistema é capaz de realizar o compartilhamento de estimativas de tráfego das vias, para que os veículos saibam previamente das condições de deslocamento dos segmentos próximos. Resultados de simulação indicam que o algoritmo proposto é capaz de reduzir o tempo médio de viagem dos veículos.
Referências
de Souza, A. M., Pedrosa, L. L. C., Botega, L. C., and Villas, L. (2018). Itssafe: Anintelligent transportation system for improving safety and traffic efficiency. In 2018IEEE 87th Vehicular Technology Conference (VTC Spring), pages 1-7.
Gomides, T., Fernandes, M., Souza, P., and Guidoni, D. (2019). Sgtd: Sistema de geren-ciamento de tráfego distribuído para redes veiculares.
Hussain, R., Hussain, F., and Zeadally, S. (2019). Integration of vanet and 5g security:A review of design and implementation issues. Future Generation Computer Systems,101:843 — 864.
Lopez, P. A., Behrisch, M., Bieker-Walz, L., Erdmann, J., Flôtterôd, Y.-P., Hilbrich, R.,Liicken, L., Rummel, J., Wagner, P., and WieBner, E. (2018). Microscopic traffic si-mulation using sumo. In The 21st IEEE International Conference on Intelligent Trans-portation Systems. IEEE.
Sommer, C., German, R., and Dressler, F. (2011). Bidirectionally Coupled Network andRoad Traffic Simulation for Improved IVC Analysis. IEEE Transactions on MobileComputing, 10(1):3-15.
Varga, A. and Hornig, R. (2008). An overview of the omnet++ simulation environment. InProceedings of the Ist International Conference on Simulation Tools and Techniquesfor Communications, Networks and Systems & Workshops, Simutools "08.
Wang, S., Djahel, S., Zhang, Z., and McManis, J. (2016). Next road rerouting: A multia-gent system for mitigating unexpected urban traffic congestion. IEEE Transactions onIntelligent Transportation Systems, 17(10):2888-2899.
Weiner, S. (2010). Feasibility of a 802.11 vanet based car accident alert system. Northe-astern University.
WHO (2020). Road traffic injuries. nttps://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/road-traffic-injuries.