BAMSDN: Uma Ferramenta para a Exploração Dinâmica e Flexível de Recursos Baseada em Modelo de Alocação de Banda e SDN/OpenFlow

  • Eliseu Torres UFBA
  • Rafael Reale IFBA
  • Leobino Sampaio IFBA
  • Joberto Martins UNIFACS

Resumo


Modelos de alocação de banda (BAM) oferecem um mecanismo eficiente e prático para a alocação dinâmica e flexível de recursos numa rede para classes de aplicações. Este artigo apresenta BAMSDN, uma ferramenta que, através de BAMs, aloca o recurso "banda" dinamicamente para uma rede MPLS através do paradigma SDN e protocolo OpenFlow. A ferramenta apresenta uma solução modular e de baixo custo que permite um controlador SDN gerenciar, de forma dinâmica, a alocação de LSPs (Label Switched Paths) e suas respectivas larguras de banda nas portas de saída de switches OpenFlow, sem a necessidade do desenvolvimento de uma inteligência ou engenharia de tráfego. O ambiente suporta a inclusão de múltiplos BAMs e outros módulos de engenharia de tráfego. A BAMSDN foi desenvolvida na linguagem Python e pode ser reutilizada em qualquer ambiente Linux com Mininet, OpenVswitch, OpenFlow e controlador POX para diferentes cenários de rede.

Referências

Faucher, F. L. and Lai, W. (2005). Maximum Allocation Bandwidth Constraints Model for DiffServ-aware MPLS Trafc Engineering. Request for Comments RFC 4125, Internet Engineering Task Force - IETF.

Kreutz, D., Ramos, F. M. V., Verissimo, P., Rothenberg, C. E., Azodolmolky, S., and Uh- lig, S. (2014). Software-Dened Networking: A Comprehensive Survey. Proceedings of the IEEE, 103(1):14–76.

Martins, J., Martins da Silva Bezerra, R., Durães, G., and Reale, R. (2015). Uma Visão Tutorial dos Modelos de Alocação de Banda (BAM – Bandwidth Allocation Models) como Mecanismo de Provisionamento de Recursos em Redes IP/MPLS/DS-TE. RSC, 5(2):144–155.

Pinto Da Costa Neto, W., De Figueiredo Brito, S., and Martins, J. (2008). Algoritmos de Seleção de Caminho e Gerenciamento de Banda Compartilhada conforme ao Modelo RDM para Classes de Tráfego em Rede DS-TE. In Anais do 26 Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 2008, pages 537–552, Rio de Janeiro, Brazil. SBC - Brazilian Computer Society.
Publicado
06/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
TORRES, Eliseu; REALE, Rafael; SAMPAIO, Leobino; MARTINS, Joberto. BAMSDN: Uma Ferramenta para a Exploração Dinâmica e Flexível de Recursos Baseada em Modelo de Alocação de Banda e SDN/OpenFlow. In: SALÃO DE FERRAMENTAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 1. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2018.14170.