Protocolo de Roteamento de Veículos Fundamentado na Taxa de Ocupação da Via para Redes Veiculares

  • Thiago Gomides UFSJ
  • Daniel Guidoni UFSJ

Resumo


O crescimento exponencial do número de veículos tem se tornado uma constante preocupação nas grandes cidades. Anualmente, um deficit bilionário é observado devido à gastos com combustíveis e à manutenção de veículos. O impacto desse caos nas ruas vem sendo pauta constante de discussões entre governos, pesquisadores e ambientalistas. Com o propósito de diminuir congestionamentos, este trabalho propõe uma solução para a reorganização dos veículos com base na taxa de ocupação das vias. Durante o seu percurso, o veículo notifica a sua posição para o serviço de congestionamento. Periodicamente, este serviço utiliza a taxa de ocupação das vias para encontrar rotas alternativas e com menor tempo de duração. Resultados de simulação indicam que a solução proposta é capaz de reduzir o tempo de viagem com um pequeno impacto na distância percorrida.

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Publicado
06/05/2018
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GOMIDES, Thiago; GUIDONI, Daniel. Protocolo de Roteamento de Veículos Fundamentado na Taxa de Ocupação da Via para Redes Veiculares. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE GRADUAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 1. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2018.14637.