Collaborare: Proposta de Ambiente Colaborativo de Suporte à Iniciação à Pesquisa Cientı́fica para Estudantes de Graduação
Resumo
A colaboração entre pesquisadores é um caminho para o desenvolvimento de pesquisas cientı́ficas que resultem no avanço do conhecimento. Contudo, para iniciantes em pesquisa, como alunos de graduação durante a realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso, encontrar outros pesquisadores interessados em colaborar pode se tornar um desafio. Neste sentido, esta proposta de pesquisa visa explorar a colaboração entre pesquisadores a fim de auxiliar alunos de graduação em suas pesquisas. Para isso, será investigado a concepção e desenvolvimento de um ambiente colaborativo que apoie o processo de pesquisa na construção de um TCC. Esta proposta sugere o uso da Design Science Research como metodologia de pesquisa, que propõe o entendimento do problema e iterações entre a proposição e validação de soluções de forma a obter resultados cientı́ficos com rigor, relevância e inovação.
Referências
Brenner, W., Uebernickel, F., and Abrell, T. (2016). Design Thinking as Mindset, Process, and Toolbox, chapter 1, pages 3–21. Springer.
Brown, T. (2018). Design Thinking: uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Alta Books.
de Oliveira Julio, A. M. and da Silva, R. L. d. S. (2021). Trabalho de conclusão de curso na licenciatura em computação da ufjf-relato histórico dos últimos 8 anos. Prezados leitores, página 40.
Grácio, M. C. C. (2018). Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Science: research trends, 12(2).
Hevner, A. R. (2007). A Three Cycle View of Design Science Research. Scandinavian Journal of Information Systems, 19(2):87–92.
Kitchenham, B. A. and Pfleeger, S. L. (2008). Personal Opinion Surveys. Guide to Advanced Empirical Software Engineering, 1(1):63–92.
MEC (2016). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação. Resolução CNE/CES no 5, de 16 de novembro de 2016. [link]. On-line; Acesso em Dez. 2022.
Muller, M. J. (2002). Participatory Design: The Third Space in HCI, page 1051–1068. L. Erlbaum Associates Inc., USA.
Nakamura-Gonino, Camila Thiemi e de Araujo, G. M. (2022). Criatividade científica: pesquisadores e métodos criativos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 13(1):163–181.
Nascimento, Marilene e Bezerra, A. e. M. M. C. (2014). Política de iniciação científica no Brasil: expectativas dos professores-orientadores de projeto. CIAIQ2014, 3.
Pereira, A. A. C. and Silva, M. d. L. R. d. (2011). O trabalho de conclusão de curso: Constructo epistemológico no currículo: formação, valor e importância. Laboratório de Pesquisa Multimeios, Salvador, Bahia.[2012.
Petersen, K., Vakkalanka, S., and Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for Conducting Systematic Mapping Studies in Software Engineering: An Update. Information and Software Technology, 64:1–18.
Runeson, P., Engstrom, E., and Storey, M.-A. (2020). The Design Science Paradigm as a Frame for Empirical Software Engineering, pages 127–147. Springer.
Vanz, S. A. d. S. and Stumpf, I. R. C. (2010). Colaboração Científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, 15:42–55.