PIDS: Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software como Prática Colaborativa na Curricularização da Extensão

  • Dariane Abich Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Bruno Cavalheiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Rafael Parizi Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Resumo


Este artigo propõe uma estratégia para promover a colaboração acadêmica e a extensão universitária por meio da implementação de Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software no currículo de graduação. Essa abordagem integra diversas áreas, visando estimular o trabalho colaborativo entre os alunos e a interação com a comunidade externa, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas. Os Pontos de Extensão, pilares dessa estratégia, são projetados para unir teoria e prática, facilitando a transferência de conhecimento e o atendimento às demandas sociais. Os resultados preliminares indicam um impacto positivo na formação dos estudantes e na comunidade, com exemplos específicos de projetos implementados.
Palavras-chave: Projeto, Desenvolvimento de Software, Extensão

Referências

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Publicado
29/04/2024
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ABICH, Dariane; CAVALHEIRO, Bruno; PARIZI, Rafael. PIDS: Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software como Prática Colaborativa na Curricularização da Extensão. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 189-192. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238755.