PIDS: Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software como Prática Colaborativa na Curricularização da Extensão
Resumo
Este artigo propõe uma estratégia para promover a colaboração acadêmica e a extensão universitária por meio da implementação de Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software no currículo de graduação. Essa abordagem integra diversas áreas, visando estimular o trabalho colaborativo entre os alunos e a interação com a comunidade externa, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas. Os Pontos de Extensão, pilares dessa estratégia, são projetados para unir teoria e prática, facilitando a transferência de conhecimento e o atendimento às demandas sociais. Os resultados preliminares indicam um impacto positivo na formação dos estudantes e na comunidade, com exemplos específicos de projetos implementados.
Palavras-chave:
Projeto, Desenvolvimento de Software, Extensão
Referências
Melo, A., de Mello, A., Kreutz, D., and Bernardino, M. (2023). Curricularização da extensão universitáia em cursos de computação: experiências e possibilidades. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 289–299, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Parizi, R., Prestes, M., Marczak, S., and Conte, T. (2022). How has Design Thinking being Used and Integrated into Software Development Activities? A Systematic Mapping. Journal of Systems and Software, 187:1–27.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., and Fuks, H. (2011). Sistemas de comunicação para colaboração. Sistemas colaborativos, 1:65–93.
Pinheiro, J. V. and Silva Narciso, C. (2022). A importância da Inserção de Atividades de Extensão Universitáia para o Desenvolvimento Profissional. Revista Extensão & Sociedade, 14(2).
Parizi, R., Prestes, M., Marczak, S., and Conte, T. (2022). How has Design Thinking being Used and Integrated into Software Development Activities? A Systematic Mapping. Journal of Systems and Software, 187:1–27.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., and Fuks, H. (2011). Sistemas de comunicação para colaboração. Sistemas colaborativos, 1:65–93.
Pinheiro, J. V. and Silva Narciso, C. (2022). A importância da Inserção de Atividades de Extensão Universitáia para o Desenvolvimento Profissional. Revista Extensão & Sociedade, 14(2).
Publicado
29/04/2024
Como Citar
ABICH, Dariane; CAVALHEIRO, Bruno; PARIZI, Rafael.
PIDS: Projetos Integradores em Desenvolvimento de Software como Prática Colaborativa na Curricularização da Extensão. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 189-192.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238755.