O uso excessivo dos smartphones pelos jovens torna o aprendizado em informática básica garantido? Um estudo de caso com alunos do ensino médio da cidade de Oriximiná-Pa

  • Eliene Santos Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Queilane Cardoso Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Raíssa Katrine Serrão Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Flavia Monteiro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Resumo


Este trabalho aborda as ações de um estudo de caso, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará, tendo como público alvo alunos do ensino médio de escolas públicas. O principal objetivo do estudo foi investigar o cenário da educação do ensino médio do município de Oriximiná-Pa no domínio do conhecimento em informática básica, confrontando constatações empíricas relacionados à constante a facilidade do acesso a ferramentas digitais pelo uso do smartphone. Dessa forma, durante a realização da pesquisa foi possível observar as dificuldades de determinados alunos, em relação a conhecimentos básicos em informática, destacando então a importância da educação digital, especialmente nas escolas públicas.
Palavras-chave: Educação Digital, Ensino Médio, Escolas públicas, Informática Básica, Tecnologia

Referências

CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2022. 1a ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023.

FIALHO, Lia Machado Fiuza e SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. JUVENTUDES E REDES SOCIAIS: interações e orientações educacionais. Revista Exitus[online]. 2019, vol. 9, n.1, pp. 202-231.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed. p.43 e 44.

MELO, Amanda; MATOS, Ecivaldo; MELLO, A. Curricularização da Extensão Universitária: o que a comunidade brasileira de Computação tem a ver com isso? SBC Horizontes. Disponível em: [link] taria/. Acesso em: 16 de março de 2024.

PORTO, Grace. M. Barreto et al. Utilizando a Inteligência Artificial na Identificação das Necessidades dos Usuários: Uma Análise com o ChatGPT. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 2, 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 62-68.

SOUZA, Renato Santos de; DIESEL, Vivien. Metodologia da pesquisa. Universidade Federal de Santa Maria, 2008.

TELMO, Flávia. Análise de redes sociais de colaboração em bancas de defesa de doutorado na pós-graduação em ciência da informação; João Pessoa: 2019.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Eliene; CARDOSO, Queilane; SERRÃO, Raíssa Katrine; MONTEIRO, Flavia. O uso excessivo dos smartphones pelos jovens torna o aprendizado em informática básica garantido? Um estudo de caso com alunos do ensino médio da cidade de Oriximiná-Pa. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 205-208. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238762.