Solução Integrada para Análise e Monitoramento de Redes Empresariais

  • Mateus Oliva Soares UNIPAMPA
  • Marcelo Marchioro Cordeiro UNIPAMPA
  • Erico Hoff do Amaral UNIPAMPA
  • Gabriel Haab Microchip Technology

Resumo


A segurança de redes de computadores consiste em um conjunto de estratégias adotadas pelos administradores para a proteção contra ameaças, por exemplo, tentativa de invasão, ataques de força bruta, escaneamento de portas, entre outros. Desse modo, observa-se no âmbito empresarial, a imprescindibilidade do estabelecimento de padrões de segurança para prover a garantia da integridade dos seus dados. O presente trabalho tem como objetivo a construção de um software capaz de centralizar e gerir as principais necessidades de segurança no âmbito de redes de computadores. Além disso, vislumbra-se disponibilizar, através dessa ferramenta, alertas de incidentes e uma forma proativa para a redução dos impactos causados por diferentes anomalias nas redes de computadores.

Referências

Belentani, L. C., Marcello, J., and Florian, F. (2018). A utilização de ferramentas de monitoramento para a otimização do gerenciamento da rede. Revista Interface Tecnológica, 15(2):99–110.

Bridi, M. A., Bohler, F. R., Zanoni, A. P., Braunert, M. B., Bernardo, K., Maia, F. L., FREIBERGER, Z. B., and GU, O. (2020). O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia covid-19. Curitiba: Universidade Federal do Parana, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade.

da Silveira Barros, A. J. and de Souza Lehfeld, N. A. (2014). Fundamentos de Metodologia Científica. Pearson Prentice Hall, 3 edition.

Izumi, P. T. and Tomazeti, D. M. (2019). Seguranca e privacidade: Proteção e tratamento de dados nos aplicativos de redes sociais.

Kamienski, C., Souza, T., Fernandes, S., Silvestre, G., and Sadok, D. (2005). Caracterizando propriedades essenciais do tráfego de redes através de técnicas de amostragem estratificada. SBRC.
Publicado
12/09/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Mateus Oliva; CORDEIRO, Marcelo Marchioro; AMARAL, Erico Hoff do; HAAB, Gabriel. Solução Integrada para Análise e Monitoramento de Redes Empresariais. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE GRADUAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 22. , 2022, Santa Maria. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 264-271. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2022.224919.