GenPolis - Prototipagem e aplicação de uma ferramenta especializada para otimização via algoritmos genéticos de planos fixos de sinalização semafórica em sub-redes urbanas

  • Bruno Sarno Mugnela USP
  • Marcio Lobo Netto USP

Resumo


A aplicação de algoritmos genéticos (AGs) para otimizações em engenharia de tráfego possui boa base bibliográfica, mas são raras as aplicações reais em meios onde há escassez de dados e de sistemas inteligentes de controle de tráfego. Este artigo apresenta um novo modelo de simulação sobre o qual um AG é aplicado para encontrar planos de sinalização semafórica que reduzam atrasos e paradas em sub-redes congestionadas. A ferramenta é simplificada para execução rápida, usando apenas os parâmetros colhidos pela CET-SP. O estudo de caso em uma sub-rede paulistana resultou em reduções da ordem de 30% no nível de atraso calculado nas simulações dos planos anteriores.
Palavras-chave: Algoritmos Genéticos, Engenharia de Tráfego, Modelo de Simulação,

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Publicado
16/05/2012
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MUGNELA, Bruno Sarno; LOBO NETTO, Marcio. GenPolis - Prototipagem e aplicação de uma ferramenta especializada para otimização via algoritmos genéticos de planos fixos de sinalização semafórica em sub-redes urbanas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 85-96. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14396.