UbibusRoute: Um Sistema de Identificação e Sugestão de Rotas de Ônibus Baseado em Informações de Redes Sociais
Resumo
Sistemas de Informação ao Usuário do transporte coletivo visam fornecer informações aos passageiros e apoiar suas decisões. A maioria dos sistemas com esse propósito utiliza informações estáticas ou auxiliadas por transmissores GPS instalados nos veículos. Os cidadãos podem contribuir com a melhoria dos serviços públicos e isto pode ser feito, por exemplo, com o uso das redes sociais. Este trabalho apresenta o UbibusRoute, um sistema móvel que considera informações contextuais dinâmicas do trânsito provenientes de redes sociais e apresenta informações sobre as rotas aos usuários, utilizando a API do Google Maps, como fonte de geolocalização e a API do Twitter como provedora de informações dos cidadãos.
Referências
Brézillon, P. (1999) “Context in Artificial Intelligence: IA Survey of the Literature”, Computer & Artificial Intelligence, v. 18, pp. 321-340.
Burke, R. (2002) “Hybrid Recommender Systems: Survey and Experiments”, User Modelling and User-Adapted Interaction, pp. 331-370.
Cutolo, F. A. (2003) “Diretrizes para sistema de informação ao usuário”. In: III Seminário Internacional PROMOTEO, Porto Alegre-RS.
Dimitrakopoulos, G. (2011) “Intelligent transportation systems based on internet-connected vehicles: Fundamental research areas and challenges”, ITS Telecommunications (ITST), 11th International Conference, pp. 145-151.
Ferris, B., Watkins, K. and Borning, A. (2010) “Location-Aware Tools for Improving Public Transit Usability”, IEEE Pervasive Computing, v. 9 n. 1, pp. 13-19.
Golbeck, J. (2005) “Computing and Applying Trust in Web-Based Social Networks”. 184 f. Thesis (Doctor of Philosophy) - University of Maryland, College Park, MD, USA.
Gómez, A., Diaz, G. and Bousetta, K. (2009) “ITS Forecast: GIS Integration with Active Sensory System”. In: Information Infrastructure Symposium, GlJS'09. Global, pp. 1-6.
Hoar, R. (2010) “A Personalized Web Based Public Transit Information System with User Feedback”. In: 13th International IEEE Conference on Intelligent Transportation Systems, Portugal.
Kharaev, V. (2010) “Comparative Analysis of Mobile Telecommunication Technologies for Intelligent Transport Systems”. Irkutsk Listvyanka, Russia.
Levy, P. (2003), “A Inteligência Coletiva”. São Paulo: Loyola.
Mazhelis, O., Zliobaite, I. and Pechenizkiy, M. (2011) “Context-aware personal route recognition”. In: The Fourteenth International Conference on Discovery Science (DS 2011), Espoo, Finland, pp. 365-379.
Pilon, J. A. (2009) “Sistema de Informação ao Usuário do Transporte Coletivo por Ônibus na Cidade de Vitória-ES”. 125 f. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa-PR.
Schein, A. L. (2003) “Sistema de Informação ao usuário como estratégia de fidelização e atração”. 148 f. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre -RS.
Sussman, J. (2005), “Perspectives on Intelligent Transportation Systems”. New York, USA: Springer.
Vieira, V., Caldas, and L. R. Salgado, A.C. (2011) “Towards an ubiquitous and context sensitive public transportation system”. In 4th International Conference on Ubimedia Computing, São Paulo-SP.
Zhang, J., Wang, F., Wang, K., Lin, W., Xu, X. and Chen, C. (2011) “Data-Driven Intelligent Transportation Systems: A Survey”, In: IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems. vol. 12, no. 4, pp. 1624-1639.