Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Teste de Sistemas de Informação

  • Janielton de Sousa Veloso UFPI
  • Pedro de Alcântara dos S.Neto UFPI
  • Ismayle de Sousa Santos UFPI
  • Ricardo Britto UFPI

Resumo


A atividade de testes é um dos meios mais utilizados para se garantir a qualidade de um software. Contudo, realizar testes demanda tempo e recursos, o que provoca a busca por mecanismos que auxiliem essa atividade. O uso de ferramentas de testes representa um importante auxílio. No entanto, como existem muitas opções, deve-se ter cuidado para adquirir as mais adequadas às necessidades existentes. Este artigo apresenta um método para avaliação de ferramentas de teste para sistemas de informação, baseado no uso do SQFD. Esse método permite a comparação e seleção da ferramenta mais adequada, a partir da identificação daquilo que é considerado mais importante pelos usuários de tais ferramentas.

Palavras-chave: Avaliação, Ferramentas de Apoio, Teste, Sistemas de Informação

Referências

Akao, Y. (1996) Introdução ao Desdobramento da Qualidade. Tradução de Zelinda Tomie Fujikawa Belo Horizonte: Fundação Chistiano Ottoni, 187p.

BADBOY. (2010) Disponível em http://ww.badboy.com.au/

CANOO. (2010) Disponível em http://webtest.canoo.com/

Dórea, Alexsandro D. de Oliveira, Carvalho, F. de S., Santos, M. T., Neto, M. C. M., Moises, D. (2008) "Avaliação de Ferramentas de Automação para Engenheiros de Testes". In: IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: SBC. v. 1. p. 23-34.

Haag , S., Raja, M. K., Schkade, L. L. (1996) Quality function deployment usage in software development. Communications of the ACM, 39(1):41–49, January.

Harrold, M.J.(2000) Testing: Aroadmap. In The Future of Software Engineering, pages61–72. ACMPress.

Krogstie, J.(1999) Using Quality Function Deployment in Software Requirements Specification. Anais do REFSQ'99. Heidelberg, Alemanha.

Lara, J.F.(2001) "Um procedimento para escolha de pacote de software na área de sistemas de informação”. In VI Simpósio de Teses e Dissertações Defendidas. ICMC-USP.

Myers, G. J.(2004) The Art of Software Testing. Jonh Wiley & Sons. 2a edição.

NBR ISO/IEC 12119. (1998) Tecnologia de Informação – Pacotes de software – Teste e requisitos de qualidade.

SELENIUM. (2010) Disponível em http://seleniumhq.org/

Veloso, J de.S., Santos, I. S., Santos Neto, P. (2009) “Aplicação do SQFD na escolha de uma ferramenta de apoio ao teste de software”. In ERCEMAPI – Encontro Regional de Computação Ceará – Piauí – Maranhão, Parnaíba-PI, outubro.

Weber, K. (2001) Qualidade de Software: Teoria e Prática. Prentice Hall, São Paulo.
Publicado
16/06/2010
Como Citar

Selecione um Formato
VELOSO, Janielton de Sousa; DOS S.NETO, Pedro de Alcântara; SANTOS, Ismayle de Sousa; BRITTO, Ricardo. Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Teste de Sistemas de Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 6. , 2010, Marabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 108-119. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2010.14705.