Uma Ferramenta para Análise da Comunicação Organizacional Através de Redes Sociais
Resumo
Este artigo descreve uma ferramenta para a análise de redes de comunicação organizacional. Ela modela a rede com um grafo, implementa algoritmos de Análise de Redes Sociais (SNA) e permite exploração visual do grafo. Comparada a outros produtos de SNA, a ferramenta desenvolvida incorpora mais semântica às análises através da definição dinâmica de atributos aos objetos analisados. Os grafos podem ser explorados interativamente permitindo aos usuários interpretarem visualmente relacionamentos e papeis na rede modelada. O ferramental foi aplicado em um estudo de caso que identificou comunidades de prática, padrões de comunicação e indivíduos responsáveis pela dinamização da rede analisada.
Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Análise de redes sociais, Ferramenta para análise, Grafos
Referências
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Publicado
26/10/2005
Como Citar
ANDION, Izabel; MENDONÇA, Manoel.
Uma Ferramenta para Análise da Comunicação Organizacional Através de Redes Sociais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 2. , 2005, Florianópolis.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2005
.
p. 241-248.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2005.14990.