Uma Ferramenta para Análise da Comunicação Organizacional Através de Redes Sociais

  • Izabel Andion UNIFACS
  • Manoel Mendonça UNIFACS

Resumo


Este artigo descreve uma ferramenta para a análise de redes de comunicação organizacional. Ela modela a rede com um grafo, implementa algoritmos de Análise de Redes Sociais (SNA) e permite exploração visual do grafo. Comparada a outros produtos de SNA, a ferramenta desenvolvida incorpora mais semântica às análises através da definição dinâmica de atributos aos objetos analisados. Os grafos podem ser explorados interativamente permitindo aos usuários interpretarem visualmente relacionamentos e papeis na rede modelada. O ferramental foi aplicado em um estudo de caso que identificou comunidades de prática, padrões de comunicação e indivíduos responsáveis pela dinamização da rede analisada.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Análise de redes sociais, Ferramenta para análise, Grafos

Referências

Borgatii, S and Foster P. (2003) “The Network Paradigm in Organizational Research : A Review and Topology.”, Journal of Management Vol. 29(6), p 991-1013.

Freeman, L. (2000) “Visualizing Social Networks”, Journal of Social Structure (1)1.

Hanneman, R. (2001) “Introduction to Social Methods”. Department of Sociology. Technical Report University of California, Riverside.

Hansen, M. and Nohia, N.; Tierney, T. (1999) ”What’s your strategy for managing knowledge?” In: Harvard Business Review on Organization Learning, Harvard Business Scholl Press, p.61-86

Krebs, V. (1998) “Mapping and Measuring Knowledge Creation, Re-use and Flow”. http://www.orgnet.com/ fevereiro 2004

Mendonça, M. and Almeida, M. (2001) “Uso de Interfaces Abundantes em Informações para Mineração Visual de Dados”. IHC2001.

Nonaka, I. and Takeuchi, H. (1997) “Criação de Conhecimento na Empresa: Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação”. Editora Campus, 358 p.

Scott, J. (2000) “Social network analysis: a handbook”. Sage Publications. 208p.

TouchGraph (2004) TouchGraph. http://www.touchgraph.com/ fevereiro 2004.

Wasserman, S. and Faust, K. (1999) “Social Network Analysis: Methods and Applications”. Cambridge University Press, 825p.
Publicado
26/10/2005
Como Citar

Selecione um Formato
ANDION, Izabel; MENDONÇA, Manoel. Uma Ferramenta para Análise da Comunicação Organizacional Através de Redes Sociais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 2. , 2005, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005 . p. 241-248. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2005.14990.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)