Aprendizagem em Blocos para auxiliar a Rotina Diária de Crianças Autistas
Resumo
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurológico que prejudica a capacidade de expressar muitas emoções, pensamentos e sentimentos. Esta pesquisa visa desenvolver uma plataforma web interativa "Sequência Mágica" para crianças com TEA de 2 a 4 anos, a fim de apoiá-las na aprendizagem de sequências e rotinas diárias a partir de recursos visuais e interativos. Com base em uma análise qualitativa dos dados, bem como na observação do contexto educacional, espera-se que esta pesquisa ajude tanto educadores quanto famílias no uso de tecnologias acessíveis e adaptadas.
Referências
Brasil (2008) Ministério da Educação. “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Brasília, DF. Disponível: [link]. Acesso em 14 jan 2025.
Brasil (2015) Ministério da Saúde. “Linha de cuidado para a atenção às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Rede de Atenção Psicossocial do SUS”. Brasília, DF. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
Correa, Lauriane; Marczak, Sabrina & Conte, Tayana (2018) Entendendo o Uso de Design Thinking no Apoio ao Desenvolvimento de Software à luz das áreas de IHC e Sistemas Colaborativos. In: Fórum – IHC e Sistemas Colaborativos - Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 17., Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/ihc.2018.4234.
Kenski, V. M. (2012) O que são tecnologias e por que elas são essenciais. In: Kenski, V. M. “Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação”. 8. ed. Campinas: Papirus.
Lima, I. P., Ferrete, A. A. S. S. & Vasconcelos, A. D. (2021) Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 593–604. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13225.
Mantoan, Maria Teresa Eglér (2003) “Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?” São Paulo: Moderna.
Unicef Brasil (s/d). Saúde. “Desenvolvimento Infantil”. Disponível em: [link]
Varella, Drauzio (2021) “Transtorno do espectro autista (TEA)”. UOL. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
Zabala, Antoni (1998) “A prática educativa: como ensinar” Porto Alegre: Editora Artmed.
Zednik, Herik; Takinami, Olga; Brasil, Ronald; Sales, Selma Bessa & Araújo, Sibere (2019) Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 25., Brasília. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 394-403. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.394.
