Evolução Normativa e Qualidade na Educação a Distância: o Contexto Legislativo Brasileiro

  • Maria Aparecida Rodrigues Da Fonseca
  • Karen Brina Borges de Deus
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Resumo


Este texto é parte de uma investigação mais ampla, realizada no contexto da Rede de Pesquisa Brasil/Internacional, que estuda a regulamentação e a qualidade da educação a distância (EaD) no Brasil e nos países participantes dessa rede. A pesquisa é coordenada pela Professora Daniela da Costa Britto Pereira Lima, afiliada à Universidade Federal de Goiás. Este resumo expandido foca especificamente no contexto normativo brasileiro, apresentando aspectos legislativos que influenciam a EaD, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até os mais recentes atos normativos que, direta ou indiretamente, impactam essa modalidade educacional. O objetivo central é conhecer sobre a evolução normativa da EaD investigando como essa trajetória se relaciona com a qualidade da educação superior oferecida a distância. A pesquisa questiona a eficácia da legislação brasileira, com enfoque especial nas leis implementadas após 2016, procurando entender como estas têm influenciado a qualidade educacional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, baseada em levantamento bibliográfico e documental. Foram consultados repositórios nacionais e internacionais, com especial atenção aos textos legislativos, atos normativos e outros documentos fundamentais encontrados principalmente nos portais do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Legislação Federal. Os resultados desta pesquisa culminaram na elaboração de um relatório técnico intitulado “Normatização e Regulamentação da Educação a Distância no Brasil”, que foi disponibilizado a decisores políticos no setor educacional, com ênfase na EaD. Como desdobramento deste trabalho, várias análises e discussões originadas do estudo principal estão sendo preparadas para publicação em um e-book, editado por uma editora argentina. Este livro eletrônico tem como finalidade disseminar as descobertas e fomentar diálogos aprofundados sobre a regulamentação da EaD, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam uma qualidade da educação em perspectiva socialmente referenciada, na EaD.

Palavras-chave: Educação a Distância, Rede de Pesquisa, Brasil, Qualidade socialmente referenciada, Regulação Educacional

Referências

ALONSO, Kátia Morosov. Educação a distância no Brasil: A busca de identidade. In: PRETI, Otto (org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Nead/IE – UFMT. Cuiabá: UFMT, 1996. p. 57-74.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação a Distância no Brasil: Políticas Públicas e Democratização do Acesso ao Ensino Superior. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, set. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 jun. 2020.

CALDEIRA, E. M. V.; VIEIRA, F. M. S. As concepções de ensino híbrido na educação brasileira: uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023094, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16978.

FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: [link]

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. (2023, dezembro). Triangulação EaD, Qualidade e Inovação: tendências para a modalidade. Apresentação realizada no XI Fórum EaD, promovido pela Diretoria de Educação a Distância do IFB. Mediação por Rute Bicalho. Disponível em: [link]

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EaD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD/CNE/UNESCO, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 fev. 2024.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ASSIS, Lúcia Maria. Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado. Dossiê. (2018) Disponível em: [link]. Acesso em: 5 jul. 2019. DOI: 10.21573/vol34n1

MOREIRA, Mayume Caires; SIQUEIRA, Dirceu Pereira. A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?). Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, v. 23, n. 3, p. 731-745. Disponível em: DOI: 10.17765/2176-9184.2023v23n3.e11569. Acesso em: 20 fev. 2024.
Publicado
04/09/2024
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues Da; DEUS, Karen Brina Borges de; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Evolução Normativa e Qualidade na Educação a Distância: o Contexto Legislativo Brasileiro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 105-112. ISSN 2763-8995.