Evolução Normativa e Qualidade na Educação a Distância: o Contexto Legislativo Brasileiro

  • Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca UFG
  • Karen Brina Borges de Deus UFG
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima UFG

Resumo


Este texto é parte de uma investigação mais ampla, realizada no contexto da Rede de Pesquisa Brasil/Internacional, que estuda a regulamentação e a qualidade da educação a distância (EaD) no Brasil e nos países participantes dessa rede. A pesquisa é coordenada pela Professora Daniela da Costa Britto Pereira Lima, afiliada à Universidade Federal de Goiás. Este resumo expandido foca especificamente no contexto normativo brasileiro, apresentando aspectos legislativos que influenciam a EaD, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até os mais recentes atos normativos que, direta ou indiretamente, impactam essa modalidade educacional. O objetivo central é conhecer sobre a evolução normativa da EaD investigando como essa trajetória se relaciona com a qualidade da educação superior oferecida a distância. A pesquisa questiona a eficácia da legislação brasileira, com enfoque especial nas leis implementadas após 2016, procurando entender como estas têm influenciado a qualidade educacional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, baseada em levantamento bibliográfico e documental. Foram consultados repositórios nacionais e internacionais, com especial atenção aos textos legislativos, atos normativos e outros documentos fundamentais encontrados principalmente nos portais do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Legislação Federal. Os resultados desta pesquisa culminaram na elaboração de um relatório técnico intitulado “Normatização e Regulamentação da Educação a Distância no Brasil”, que foi disponibilizado a decisores políticos no setor educacional, com ênfase na EaD. Como desdobramento deste trabalho, várias análises e discussões originadas do estudo principal estão sendo preparadas para publicação em um e-book, editado por uma editora argentina. Este livro eletrônico tem como finalidade disseminar as descobertas e fomentar diálogos aprofundados sobre a regulamentação da EaD, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam uma qualidade da educação em perspectiva socialmente referenciada, na EaD.

Palavras-chave: Educação a Distância, Rede de Pesquisa, Brasil, Qualidade socialmente referenciada, Regulação Educacional

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Publicado
04/09/2024
FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; DEUS, Karen Brina Borges de; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Evolução Normativa e Qualidade na Educação a Distância: o Contexto Legislativo Brasileiro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 105-112. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30908.