Docência Universitária no Contexto de Pandemia e o Ensino Remoto como Mediação Tecnológica no Ensino-Aprendizagem da UNEMAT/Cáceres: a Produção Científica

  • Simone Toledo da Silva Oliveira UNEMAT
  • Fernando Cezar Vieira Malange UNEMAT

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da produção científica na docência universitária, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres/MT. O objetivo foi mapear e investigar como os educadores(as) desenvolveram a alteridade nesse novo modelo e possíveis estratégias que o ensino remoto trouxe para dar continuidade nas atividades educativas diante do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19. Algumas instituições, incluindo as governamentais, têm disponibilizado via Web, o acesso às suas publicações, possibilitando aos pesquisadores o acesso a suas bases de dados. Para coleta dos dados utilizamos a plataforma Sucupira, Geocapes. Após realizarmos a análise, percebemos um panorama geral sobre como os pesquisadores de nosso país têm tratado deste tema, revelando que apesar de muitos trabalhos realizados sobre a Educação Híbrida, poucos estão voltados para o ensino remoto na Educação Superior e Formação de Professores e menos ainda sobre a crise sanitária provocada pelo COVID 19. Os trabalhos encontrados apontam para a necessidade de maior atenção quanto ao uso das tecnologias digitais na Educação, supervalorização do ensino/educação e estratégias que podem ser utilizadas no ensino remoto e a necessidade de estudos que viabilizem melhores formas de se construir conhecimento em tempo de isolamento social.

Palavras-chave: Educação híbrida, Tecnologias digitais, permanência na educação superior

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Simone Toledo da Silva; MALANGE, Fernando Cezar Vieira. Docência Universitária no Contexto de Pandemia e o Ensino Remoto como Mediação Tecnológica no Ensino-Aprendizagem da UNEMAT/Cáceres: a Produção Científica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 196-209. ISSN 2447-8776.