Leitura por Prazer e Formação de Bons Leitores na Educação Infantil

  • Catarina Conceição Pereira Cabral SME-Cuiabá

Resumo


Este trabalho apresenta o projeto intitulado "Leitura como fonte de prazer e expressividade na educação infantil" realizado em parceria de grupos de professores e coordenação pedagógica na Escola Municipal de Educação Básica Maria Eunice Duarte de Barros em Cuiabá MT, voltado para o ensino infantil. Diante da ausência de projetos com o objetivo de incentivar e despertar a leitura com foco na formação de bons leitores e das consequências da forma habitual de ensino, a leitura, nesta escola apresenta-se pouco significado no cotidiano das crianças, dissociando a leitura da sua importância para o desenvolvimento intelectual, social e deleitosa que são as partes fundamentais para boa formação do leitor Assim surgiu esse projeto com a finalidade de promover a cultura da leitura, onde os professores realizaram o acompanhamento em sala de aula desde a aplicação, planejamento das aulas, organização do espaço, visando promover o prazer, alegria em ouvir histórias e aguçar o gosto pela leitura. Neste contexto, o projeto contemplou o hábito da leitura por parte dos professores e da família, promovendo acolhimento e receptividade para o pleno desenvolvimento, criação do gosto e prazer pela leitura. Alcançando resultados valorosos que podem já ser contemplados em ambiente escolar.

Palavras-chave: Leitura, Formação, Incentivo, Desenvolvimento

Referências

BRUGNOLO, Brunno. Gazeta do Povo. O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino: Não basta usar computador e tablet em sala de aula. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 16 nov. 2019.

CABRAL, Germana Lourdes Amorim. A literatura infantil na construção da prática de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2018.

FRANCO, Maria Veronica Rodrigues. A prática da leitura como ferramenta pedagógica nos 2º anos do ensino fundamental I. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2018.

MANFRIN, Nilda Maria. A importância da leitura: Uma revisão bibliográfica. 2008. 32 f. Dissertação Especialização em letras. Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Letras: Leitura e Ensino, Catalão, 2008.

MELO, Jessika Nayara Amaral. A importância da leitura praticada: Uma Atitude Reflexiva para Formação do leitor. Semana Acadêmica - Revista Científica, v. 01, p. 1 - 16, dez. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 10 nov. 2019.

TAUGINO, Sandra Aquino Queiroz. A importância da leitura na família e na escola. Webartigos, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em 10 nov. 2019.

VELOSO, Geisa Magela. As faces modernas da leitura: Entre o prazer de ler, a moralização e a aquisição de conhecimentos (1920-1930). Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v. 12, n. 23, p. 1 - 12, jul/dez. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 18 set. 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CABRAL, Catarina Conceição Pereira. Leitura por Prazer e Formação de Bons Leitores na Educação Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1345-1356. ISSN 2447-8776.