Produção Científica sobre Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento Profissional do Docente Universitário e a Pedagogia Universitária
Resumo
Este artigo apresenta um balanço de produção realizado na plataforma digital de Catálogo de Teses e Dissertações, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), realizado como atividade avaliativa para a disciplina de Atividades Integradas de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNEMAT). A busca foi a partir dos descritores temáticos: Desenvolvimento Institucional da Universidade, Desenvolvimento Profissional do Docente Universitário e Pedagogia Universitária. Tais descritores foram selecionados a partir da aproximação temática com nossa investigação. Para a busca além das escolhas dos descritores, utilizamos os seguintes filtros: tipo acadêmico (dissertações e teses); período (2010 a 2020); área de conhecimento (Ciências Humanas) e área de concentração (Educação). Constatamos com o balanço de produção que a produção científica filtrada com os descritores relacionados é pequena, ou seja, não há um número de pesquisas científicas expressivo, principalmente, para a temática referente ao desenvolvimento institucional da universidade. Em relação às outras temáticas pesquisadas, identificamos que a temática desenvolvimento profissional vem sendo pesquisadas no campo da Pedagogia Universitária que está em expansão no país.
Referências
BOAVENTURA, E. M. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 272 p. Disponível em:. Acesso em: 23 fev. 2016
CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
CHAUI, M. de S. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em:. Acesso em: 20 jan. 2017.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da Educação Superior Brasileira (1995- 2009): do Provão ao Sinaes. Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, p. 195- 224, mar. 2010.
FELDEN, Eliane de Lourdes. Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na Educação Superior na perspectiva dos coordenadores de área e de curso. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social teoria, método e criatividade. Petropólis: Vozes, 1997.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade na educação superior: tendências do século. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 20, n. 43, p. 165-186, maio/ago. 2009.
RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. A Gestão Universitária: um estudo na UFPA, De 2001 A 2011. 2013. 290f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará. Belém (PA), 2013.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, nº 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 569-584, dez. 2017.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982. Sobre a Universidade: o poder do Estado e a dignidade da profissão acadêmica.