Lei 10.639/03: Estratégias Pedagógicas para Reconhecer e Valorizar os Múltiplos Contextos das Comunidades Quilombolas na Escola
Resumo
Este artigo relata a experiência da formação de professores na EEDIEB Prof. Antônio Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá-MT, parte constituinte do projeto de doutorado vinculado ao GEPEQ/UFMT. Com base na decolonialidade e no letramento racial docente, a formação capacitou educadores a abordar as especificidades das comunidades quilombolas, conforme a Lei 10.639/03. A metodologia colaborativa resultou em estratégias pedagógicas e um plano de aula focado em relações étnico-raciais e direitos quilombolas. A experiência integra o projeto "Vozes Ancestrais", destacando a importância de práticas educativas que promovam uma educação antirracista e emancipatória no contexto escolar.
Palavras-chave:
Lei 0.69/0, Formação de professores, Currículo e educação antirracista
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
MORAIS, Wagner Mônantha Sousa; CASTILHO, Suely Dulce de.
Lei 10.639/03: Estratégias Pedagógicas para Reconhecer e Valorizar os Múltiplos Contextos das Comunidades Quilombolas na Escola. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 108-117.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32661.