A Cultura Chiquitano na Escola: Desafios e Possibilidades

  • Adriane Cristine Silva UFMT / SEDUC-MT
  • Beleni Saléte Grando UFMT

Resumo


Neste artigo apresento resultado de pesquisa exploratória realizada com vinte colaboradores, profissionais da educação da rede estadual de Porto Esperidião, através do uso de e-mail, para responder o que acha de estudar na escola a história e a cultura chiquitano. Para compreender um cenário a partir de colaboradores que apontam a necessidade de trazer a temática na escola e sugerem os caminhos da temática no cotidiano escolar. Pois a escola se estrutura através de Projeto Político Pedagógico (PPP), alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina a organização pedagógica a partir da diversidade, embora não especifique a adequação a este estudo nos componentes curricular.
Palavras-chave: Povo Chiquitano, Educação, Diversidade

Referências

BRASIL. Lei n°11.645, de 10 de março de 2008. Brasília, 10 de março de 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

RIBEIRO, Berta Gleizer. O índio na história do Brasil. São Paulo: Global Editora, 1983.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

Yin, R.K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Adriane Cristine; GRANDO, Beleni Saléte. A Cultura Chiquitano na Escola: Desafios e Possibilidades. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 144-153. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32665.