A Aula de Campo nas Ciências Exatas: o Docente Crítico como Mediador do Capital Cultural
Resumo
Este artigo reflete sobre as práticas educativas críticas na área de exatas, a partir da aula de campo realizada pelos discentes e docentes do IFMT Campus Cuiabá em Itaipu Binacional e na Subestação de Furnas (PR). Por meio da pesquisa tipo etnográfica em educação relacionamos os conceitos de capital cultural (Bourdieu) e a formação crítica docente (Freire) no ensino de exatas, que deve ir além da simples transmissão de conteúdos técnicos e incluir vivências em contextos sociais. Considera-se que a experiência pedagógica promoveu aprendizado significativo para discentes e docentes, evidenciando a importância da educação como agente de transformação social.
Palavras-chave:
Capital Cultural, Educação Crítica, Ensino de Exatas
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. p.15-26.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Seleção, organização, introdução e notas: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015 (Coleção Ciências Sociais da Educação).
CABRAL, Cristiano Apolucena. Pedagogia da solidariedade: Trabalho e educação campesinos para além do Capital. Paco Editorial, 2024.
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, Balanço Energético Nacional 2024-Relatório Síntese, 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64 ed. Rio de Janeiro - Paz e Terra, 2020.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro : LTC, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO, Projeto Pedagógico de Curso-Bacharelado em Engenharia Elétrica Campus Cuiabá, 2024.
MARTINS, Paulo. As Humanidades e mais uma ideia genial do presidente. Jornal da USP, 2019.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Seleção, organização, introdução e notas: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015 (Coleção Ciências Sociais da Educação).
CABRAL, Cristiano Apolucena. Pedagogia da solidariedade: Trabalho e educação campesinos para além do Capital. Paco Editorial, 2024.
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, Balanço Energético Nacional 2024-Relatório Síntese, 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64 ed. Rio de Janeiro - Paz e Terra, 2020.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro : LTC, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO, Projeto Pedagógico de Curso-Bacharelado em Engenharia Elétrica Campus Cuiabá, 2024.
MARTINS, Paulo. As Humanidades e mais uma ideia genial do presidente. Jornal da USP, 2019.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
COLDEBELLA, Eduardo Henrique; HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento.
A Aula de Campo nas Ciências Exatas: o Docente Crítico como Mediador do Capital Cultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 183-192.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32669.