A Aula de Campo nas Ciências Exatas: o Docente Crítico como Mediador do Capital Cultural

  • Eduardo Henrique Coldebella IFMT
  • Mariana Hanae Nascimento Hayashi UFMT

Resumo


Este artigo reflete sobre as práticas educativas críticas na área de exatas, a partir da aula de campo realizada pelos discentes e docentes do IFMT Campus Cuiabá em Itaipu Binacional e na Subestação de Furnas (PR). Por meio da pesquisa tipo etnográfica em educação relacionamos os conceitos de capital cultural (Bourdieu) e a formação crítica docente (Freire) no ensino de exatas, que deve ir além da simples transmissão de conteúdos técnicos e incluir vivências em contextos sociais. Considera-se que a experiência pedagógica promoveu aprendizado significativo para discentes e docentes, evidenciando a importância da educação como agente de transformação social.
Palavras-chave: Capital Cultural, Educação Crítica, Ensino de Exatas

Referências

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Publicado
11/11/2024
COLDEBELLA, Eduardo Henrique; HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento. A Aula de Campo nas Ciências Exatas: o Docente Crítico como Mediador do Capital Cultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 183-192. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32669.