Práticas Educacionais e Processos Formativos de Professores do Ensino Médio para a Inclusão de Estudantes Surdos

  • Norenir Oliveira Leite Mamedes UFMT
  • Nayara Piovesan Ribeiro Bartolomei UFMT

Resumo


A inclusão de estudantes surdos no ensino médio exige aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores. Esse estudo visa analisar as práticas educacionais para inclusão de estudantes surdos, considerando a formação dos docentes. Através da revisão bibliográfica, análise de documentos e entrevistas, buscamos identificar lacunas e oportunidades de melhoria na prática docente dos professores. Como Recurso Educacional, desenvolveremos um E-book para professores, com orientações sobre o uso de Libras e recursos visuais, além de atividades práticas. Espera-se que este estudo forneça subsídios para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e de qualidade, atendendo às necessidades dos estudantes surdos.

Palavras-chave: Estudantes surdos, Formação de professores, Práticas educacionais

Referências

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

Faria Rosa, E. (2011). Educação de Surdos e Inclusão: Caminhos e Perspectivas Atuais. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.146-157, jul./dez. 2011.

Gesser, A. (2009). Libras? Que Língua é Essa? Crenças e Preconceitos em Torno da Língua de Sinais e da Realidade Surda. Parábola Editorial; 1ª edição (1 agosto 2009).

Quadros, R. M. (2004). Educação de surdos: efeitos de modalidade e práticas pedagógicas. Em Mendes, E. G.; Almeida, M. A.; Williams, L. C. de A. (Org.), Temas em educação especial IV (pp. 55-61). São Carlos: EdUFSCar.

QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Lingüística aplicada à língua de sinais brasileira. Artmed. Porto Alegre. 2003 (no prelo)

RODRIGUES, SUELEM MAQUINE. PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAM/CMC: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO INCLUSIVO' 18/02/2020 143 f. Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico Instituição de Ensino: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, Manaus Biblioteca Depositária: Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas

SILVA, IRANIR PONTES. FORMAÇÃO E PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE CASO' 18/02/2020 122 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (JOÃO PESSOA), João Pessoa Biblioteca Depositária: undefined

SOUZA, ADELENE DE. NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES' 28/02/2021 108 f. Mestrado Profissional em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, Lavras Biblioteca Depositária: UFLA
Publicado
11/11/2024
MAMEDES, Norenir Oliveira Leite; BARTOLOMEI, Nayara Piovesan Ribeiro. Práticas Educacionais e Processos Formativos de Professores do Ensino Médio para a Inclusão de Estudantes Surdos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 211-217. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32672.