As Tecnologias Digitais e o Ensino da Geografia: sobre Possibilidades
Resumo
O estudo procura analisar por meio da teoria construtivista, como a utilização de Tecnologias Digitais são compreendidas em sala de aula no sentido de colaborar para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa está sendo realizada em uma escola da rede estadual no município de Cuiabá-MT. A pesquisa terá por escopo análise documental, englobando o Projeto Político Pedagógico da escola, planejamento do professor de geografia, e observação participante em sala de aula, tendo em vista o uso das tecnologias digitais. Dessa forma esperamos analisar como a utilização das TD no ensino de geografia são incorporadas, pelos professores e alunos.
Palavras-chave:
Ensino de geografia, Tecnologias digitais, Construtivismo
Referências
BERNARDES, A. H. Das perspectivas ontológicas à natureza do internauta: contribuição à epistemologia em Geografia. Tese (Doutorado) em Geografia, UNESP – Presidente Prudente, 2012. 264p.
CASTELLS, M.A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CECHINEL, A. et al. ESTUDO/ANÁLISE DOCUMENTAL: UMA REVISÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA. Criar Educação, 2016.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima, et al. ANÁLISE DOCUMENTAL COMO PERCURSO METODOLÓGICO NA PESQUISA QUALITATIVA. Vol. 20, no. 44, p. 36-51. Cadernos da Fucamp, 2021.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 1996
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PIAGET. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977
TENAZI, T.C.R. As interfaces da pesquisa etnográfica na educação. São Paulo. 2011.
CASTELLS, M.A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CECHINEL, A. et al. ESTUDO/ANÁLISE DOCUMENTAL: UMA REVISÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA. Criar Educação, 2016.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima, et al. ANÁLISE DOCUMENTAL COMO PERCURSO METODOLÓGICO NA PESQUISA QUALITATIVA. Vol. 20, no. 44, p. 36-51. Cadernos da Fucamp, 2021.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 1996
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PIAGET. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977
TENAZI, T.C.R. As interfaces da pesquisa etnográfica na educação. São Paulo. 2011.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
MACEDO, Lucia Cristina Chiareti; ALONSO, Katia Morosov.
As Tecnologias Digitais e o Ensino da Geografia: sobre Possibilidades. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 292-299.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32681.