Diálogo sobre Experiências Corpóreas de Bebês em Espaços Escolares

  • Ellen C. C. S Coelho UFMT
  • Cléo F. Gomes UFMT
  • Jaqueline A. F. Walderrama UFMT

Resumo


Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância das experiências corpóreas nos processos de aprendizagem de bebês, de faixa etária de 1 ano de idade, em espaços escolares. Esta explanação foi escrita com base nos estudos desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade. Com contributos de Philippe Ariès (1986) retrantando os estudos sobre a história social da família e da infância, a sociologia da infância nos estudos de Willian Corsaro (2011) e Sarmento (2004, 2003). A socioantropologia do corpo com Le Breton (2012) e estudos epistemológicos por Jean Piaget (1970, 1986).
Palavras-chave: Bebês, Experiência corpórea, Culturas Infantis

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1986.

BARBOSA, M.C. As Especificidades da Ação Pedagógica com os Bebês. Ago. 2010. file:///C:/Users/55659/Downloads/asespecificidadesdaacaopedagogica%20(3).pdf Disponível em: acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CORSARO, William. Reprodução Interpretativa no Brincar ao Faz-de-Conta das Crianças. Educação, Sociedade e Culturas. nº17, p.113-134, 2002.

CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KUHLMANN Jr, Moisés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica, 1998

KUHLMANN Jr, Moisés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista brasileira de educação, 2000.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 387p.

PIAGET, Jean. O possível e o necessário: evolução dos necessários na criança. Porto Alegre: Artes médicas, v. 2, 1986.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e cultura da infância. Cadernos de Educação, 21, 13-22, 2003.

SCHIMITIZ, Vanessa B.; ISSE, Silvane F. As experiências corporais e de movimento de bebês na educação infantil. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 2, 2016. ISSN 1983-0882
Publicado
11/11/2024
COELHO, Ellen C. C. S; GOMES, Cléo F.; WALDERRAMA, Jaqueline A. F.. Diálogo sobre Experiências Corpóreas de Bebês em Espaços Escolares. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 319-326. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32684.