Diálogo sobre Experiências Corpóreas de Bebês em Espaços Escolares
Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância das experiências corpóreas nos processos de aprendizagem de bebês, de faixa etária de 1 ano de idade, em espaços escolares. Esta explanação foi escrita com base nos estudos desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade. Com contributos de Philippe Ariès (1986) retrantando os estudos sobre a história social da família e da infância, a sociologia da infância nos estudos de Willian Corsaro (2011) e Sarmento (2004, 2003). A socioantropologia do corpo com Le Breton (2012) e estudos epistemológicos por Jean Piaget (1970, 1986).
Palavras-chave:
Bebês, Experiência corpórea, Culturas Infantis
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
COELHO, Ellen C. C. S; GOMES, Cléo F.; WALDERRAMA, Jaqueline A. F..
Diálogo sobre Experiências Corpóreas de Bebês em Espaços Escolares. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 319-326.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32684.