Educação Científica e a Abordagem Histórico-Crítica: Desafios no Ensino de Ciências

  • Leandro dos Santos Docente da rede estadual-Colorado do Oeste-RO
  • Kaique de Oliveira Docente da rede estadual-Barra do Garças-MT

Resumo


A perspectiva histórico-crítica na educação, especialmente em ciências, promove uma análise crítica das condições de ensino e aprendizagem, integrando a Educação Científica com a realidade social. Esse trabalho é realizado por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Gasparin, Geraldo, Delizoivoc, Angotti, Pernambuco, Forgiarini e Malachen, destaca que as/os professoras/es podem desenvolver essa análise crítica. A efetivação da Pedagogia Histórica-Crítica enfrenta desafios, como a formação continua das/os educadoras/es e a falta de materiais didáticos adequados, sendo essencial superá-los para enriquecer o aprendizado e formar cidadãos críticos e engajados.
Palavras-chave: Ciências, Ensino e aprendizagem, Pedagogia Histórico-Crítica

Referências

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Publicado
11/11/2024
SANTOS, Leandro dos; OLIVEIRA, Kaique de. Educação Científica e a Abordagem Histórico-Crítica: Desafios no Ensino de Ciências. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 561-571. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32710.