Educação Científica e a Abordagem Histórico-Crítica: Desafios no Ensino de Ciências
Resumo
A perspectiva histórico-crítica na educação, especialmente em ciências, promove uma análise crítica das condições de ensino e aprendizagem, integrando a Educação Científica com a realidade social. Esse trabalho é realizado por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Gasparin, Geraldo, Delizoivoc, Angotti, Pernambuco, Forgiarini e Malachen, destaca que as/os professoras/es podem desenvolver essa análise crítica. A efetivação da Pedagogia Histórica-Crítica enfrenta desafios, como a formação continua das/os educadoras/es e a falta de materiais didáticos adequados, sendo essencial superá-los para enriquecer o aprendizado e formar cidadãos críticos e engajados.
Palavras-chave:
Ciências, Ensino e aprendizagem, Pedagogia Histórico-Crítica
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
SANTOS, Leandro dos; OLIVEIRA, Kaique de.
Educação Científica e a Abordagem Histórico-Crítica: Desafios no Ensino de Ciências. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 561-571.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32710.