Ensino de Ciências no Enfrentamento da Pós-Verdade: Reflexões sobre o Currículo
Resumo
Vivemos em uma era denominada pós-verdade, o que exige repensar um currículo que prepare professores e alunos para enfrentar desafios como a desinformação e a Fake Science. Este trabalho explora interseções entre o currículo e a pós-verdade, destacando desafios como o impacto das mídias digitais, que facilitam o compartilhamento de notícias falsas, e a necessidade de superar currículos que reforçam o status quo. Sugere-se incorporar letramentos midiáticos e digitais, além de estimular a argumentação por meio de questões sociocientíficas, para formar indivíduos mais críticos e resistentes à Fake Science. Além disso, olhar para outros sistemas educacionais podem trazer novas alternativas.
Palavras-chave:
Currículo, Pós-verdade, Ensino de Ciências
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
BRITTO, Daniella Maria Coelho de; MELLO, Irene Cristina de.
Ensino de Ciências no Enfrentamento da Pós-Verdade: Reflexões sobre o Currículo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 601-610.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32714.