Um Estudo Referente a Área de Ciências Naturais no Curriculo da Educação Infantil

  • Renata da Penha Coelho Mata Docente da rede municipal-Rondonópolis-MT
  • Welida Katiane dos Santos Sousa Lima Docente da rede municipal-Rondonópolis-MT
  • Nívea Maria Lopes Vilarva Docente da rede municipal-Rondonópolis-MT
  • Janaina da Silva Texeira Rodrigues Docente da rede municipal-Rondonópolis-MT

Resumo


O trabalho busca compreender o que os documentos legais trazem a respeito do ensino na área das Ciências Naturais dentro do currículo da Educação Infantil. Para tanto, foram analisados os documentos legais que estão em vigência pertinente a essa etapa da educação que orientam as práticas pedagógicas voltadas para a área de Ciências Naturais na Educação Infantil. As análises dos dados apontaram para o fato de que os saberes docentes são fundamentais na construção de um currículo voltado à valorização do contato direto entre criança e natureza dentro das unidades e centros de Educação Infantil.
Palavras-chave: Ciências Naturais, Educação Infantil, Currículo

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de jul. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 de jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de jul. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de maio, 2024.

BRASIL. Lei 8,069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de jul, 1990.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de jul. 2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais. 1997. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de fev, 2024.

COLINVAUX, Dominique. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos – volume 4 – n. 1 – p. 105-123, Itajaí, 2004.

FRANGELLA, Rita de Cássia. Entre o comum e o singular; entre direito e justiça - problematizando políticas curriculares. In: AGUIAR, Márcia Angela; MOREIRA, Antônio Flávio; PACHECO, José Augusto. (orgs.). Currículo, entre o comum e singular. Recife: ANPAE, 2018.

RONDONÓPOLIS, Secretaria Municipal de Educação. POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Construindo Caminhos. Rondonópolis, MT: SEMED, 2013/2016.
Publicado
11/11/2024
MATA, Renata da Penha Coelho; LIMA, Welida Katiane dos Santos Sousa; VILARVA, Nívea Maria Lopes; RODRIGUES, Janaina da Silva Texeira. Um Estudo Referente a Área de Ciências Naturais no Curriculo da Educação Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 611-619. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32715.