A Dinamicidade do Modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia

  • Marcela Marques UFMT
  • Irene Cristina de Mello UFMT

Resumo


Este trabalho descreve a trajetória do modelo conhecido como Conhecimento Especializado de Professores de Biologia (Biology Teacher's Specialised Knowledge BTSK), desde a sua origem em 2015, passando pelo BTSK Transposto, até o modelo atual. De natureza qualitativa e bibliográfica, este estudo demonstra a dinamicidade do modelo BTSK por meio de suas fundamentações, descrições dos elementos que o compõem, aplicações em produções científicas e encaminhamentos metodológicos diversos durante esse percurso. Tais características nos permite dizer que o BTSK é um modelo em um “sistema aberto” em que novas pesquisas poderão contribuir com o arcabouço de conhecimentos apresentados atualmente.
Palavras-chave: Conhecimento Especializado, BTSK, Professores de Biologia

Referências

BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, 2007.

BITTENCOURT, Alexandre Horácio Couto, MAZER, Roberta Cezar, MARQUES, Marcela.; LUIÍS, Mónica. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia em um Contexto de Inclusão Educacional. IN: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Brasil: Cuiabá, 2021.

BOGDAN, Robert Charles, Birten, Sara Knopp. Qualitative research for education; an introduction for to theory and methods. Ed.5, Pearson A & B, 2007.

CARRILLO, Jose, CLIMENT, Nuria, CONTRERAS, Luiz Carlos, MUÑOZ-CATALÁN, Maria Cinta. Determining Specialised Knowledge For Mathematics Teaching. IN: VIII CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 8) Org. UBUZ, B., HASER, C. et al. (Ed.). Antalya, Turkey: Middle East Technical University, Ankara, 2013.

CARRILLO, Jose; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel; CONTRERAS, Luiz Carlos, FLORES-MEDRANO, Eric; ESCUDERO-ÁVILA, Dinazar, VASCO, Diana, ROJAS, Nielka, FLORES, Pablo, AGUILAR-GONZÁLEZ, Alvaro, RIBEIRO, Miguel.; MUÑOZ-CATALÁN, Maria Cinta. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, p. 236-253, 2018. DOI: 10.1080/14794802.2018.1479981

GESS-NEWSOME, Julie. A Model of Teacher Professional Knowledge and Skill Including PCK: Results of the Thinking from the PCK Summit. In A. Berry, P. Friedrichsen, & J.

Loughran (Eds.), Reexamining Pedagogical Content Knowledge in Science Education, Routledge, p. 28-42, 2015.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5° Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

LUÍS, Mónica, MONTEIRO, Rute, CARRILLO, Jose. Conhecimento especializado do professor para ensinar ciências. Livro de resumos do XVI encontro nacional do ensino das ciências. A ciência como cultura, Lisboa, p. 690-693, 2015.

LUÍS, Mónica, MONTEIRO, Rute, CARRILLO, Jose. Conhecimento Especializado do Professor Quando Ensina Biologia e Matemática. LIVRO DE RESUMOS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XVII ENEC, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, I SIEC -EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS. Viana do Castelo, Portugal. Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.

LUÍS, Mónica, MONTEIRO, Rute. Conhecimento de matemática e biologia mobilizado numa atividade prática sobre germinação de sementes. LIVRO DE RESUMOS DO ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (ALGARMA). Portimão, Portugal. Escola Secundária Poeta António Aleixo, 2017.

LUÍS, Mónica; CARRILLO, Jose. O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, p. 19-36, 2020.

LUÍS, Mónica Alexandra Correa. Conhecimento Especializado do Professor quando Ensina Tópicos de Biologia. Tese (Doutorado em Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas)234 p. 2021. Universidade de Huelva, Espanha, 2021.

MAGNUSSON, Shirley; KRAJICK, Joseph., Borko, Hilda. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: Gess-Newsome, J., Lederman, N. G. (Orgs.). Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, p. 95-132, 1999.

MARQUES, Marcela; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia para Ensinar Reprodução Humana. IN: SEMIEDU 2018 - 30 ANOS DO PPGE: DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA, Cuiabá, 2018.

MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: uma Análise de Pap-eR sobre Embriologia Humana. IN: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Huelva: CGSE, 2019.

MARQUES, Marcela; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimentos Especializados de Professor de Biologia Mobilizados em uma Aula Prática sobre Interações Ecológicas. Revista Reamec, v. 8, p. 253-271, 2020.

MARQUES, Marcela. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: análise de relatos de prática no Ensino Médio. 2020. 110f. (Dissertação de mestrado). Mato Grosso: Cuiabá: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, 2020.

MARQUES, M.; SOARES, S. T.; MOREIRA, J. S. S.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conexões de conhecimentos especializados de professores de Biologia sobre temas do Ensino Médio. Research, Society and Development, v. 10, p. e269101220424-12, 2021a.

MARQUES, M.; SOARES, S. T. C.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimentos Especializados Mobilizados em uma Aula Prática de Biologia sobre Citologia Vegetal. Revista Reamec, v. 9, p. 1-26, 2021.

MARQUES, M.; SOARES, S. T. C.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimentos Especializados Mobilizados em uma Aula Prática de Biologia sobre Sistema Respiratório. Revista Multidisciplinar, v. 3, n. 1, p. 81-100, 2021.

MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G.. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: Proposta de Modelo Teórico. O Ensino e suas Interfaces: um Itinerário de Pesquisas. 3ed.Londrina: Editora Científica, v. 3, p. 133-148. 2021

MARQUES, M.; LUÍS, Mónica; BITTENCOURT, Alexandre Horácio Couto, MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento do Ensino no Tema Sistema Respiratório. IN: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Brasil: Cuiabá, 2021.

MARQUES, Marcela; MELLO, Irene Cristina. Aproximações Teóricas entre o Socioconstrutivismo Vygotskiano e o Conhecimento Especializado na Área de Educação em Ciências e Matemática. Revista Reamec, v. 12, e24033, jan./dez., 2024, p. 1-17, 2024.

MORIEL JUNIOR, J. G., ALENCAR, A. P. Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017. Brazilian Journal of Development, v.5, n. 7, p. 7687-7702, 2019.

PARK, Soonhye., OLIVER, Steve. Evisiting the conceptualization of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, New York, vol. 38, p. 261-284, 2008.

SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, vol. 15, n° 4, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Harvard, vol. 57, n° 1, p. 1-22, 1987.
Publicado
11/11/2024
MARQUES, Marcela; MELLO, Irene Cristina de. A Dinamicidade do Modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 631-640. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32717.